Total de visualizações de página

domingo, 23 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO


A educação é direito de todos e dever do Estado e da família. É o que diz o Art. 205 da Constituição Federal. Portanto, a educação não é somente direito, é, também, dever, é responsabilidade de todos os cidadãos.
Contudo, o cidadão comum, quando ouve falar em educação, pensa apenas na escola, no professor. Confunde educação com ensino. Talvez, influenciado por políticos demagógicos e pelos meios de comunicação que criticam sempre a educação proporcionada pelos governos e jamais tocam, nem de leve, na educação primordial, aquela que deve ter origem em casa, na família.
Esquecem que educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração social.
Se a família não assume a responsabilidade por esse processo – trabalhoso e cansativo, eu reconheço - o indivíduo não poderá se integrar socialmente na escola.
E a escola permanecerá para sempre incapaz de exercer a sua total capacidade de transmitir os conhecimentos necessários para o desenvolvimento intelectual do aluno.
E não haverá professor nem governos que dêem jeito nisso.
Felizmente, a maioria tem a noção exata dessa responsabilidade e encaminha filhos já educados para a escola. Infelizmente, porém, estes podem ser corrompidos pelos filhos daqueles que pensam que educação é apenas um direito seu e dever do Estado.
Como todos sabemos, o contato com uma única laranja podre deteriora todas as outras. E, em consequência, deteriora a escola.
Todos queremos escolas melhores para nossos filhos; entretanto, muitos esquecem de mandar filhos melhores para as nossas escolas.
Como disse Einstein: "Educação é aquilo que permanece depois que esquecemos tudo o que aprendemos na escola."

Nenhum comentário: