Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

RUPERT MURDOCH


O empresário Keith Rupert Murdoch – 77 anos - é o acionista majoritário e executivo-chefe da News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo. Uma multinacional que controla o estúdio cinematográfico Twentieth Century Fox, a rede Fox de televisão, as operadoras de TV por assinatura SKY e DirecTV, o portal MySpace e dezenas de jornais nos EUA, no Reino Unido e na Austrália. Entre as principais publicações de seu grupo estão os americanos Wall Street Journal e New York Post e os britânicos The Sun e The Times.
Seus colaboradores admiram seu carisma, seu vigor para o trabalho e sua inteligência.
Mas, ele abusa da influência de seus jornais para fazer política, afagando poderosos do mundo inteiro com propostas de contratos milionários para publicar autobiografias que ninguém vai ler. A concorrência o odeia. Seu rival Ted Turner, o dono da CNN, TNT, TCM, já o comparou a Hitler.
Murdoch manda em 789 empresas baseadas em 52 países, em cinco continentes. Tem negócios até em Cuba.
Antes de Murdoch, existiu outro magnata da mídia: William Randolph Hearst, o primeiro a conquistar uma fortuna bilionária a partir de um jornal ganho por seu pai em uma partida de pôquer. Contra a sua vontade, ficou famoso pela criatividade de Orson Welles que o retratou naquele que é considerado o melhor filme de todos os tempos: Cidadão Kane. Ganhour ainda maior notoriedade quando sua filha Patricia Hearst foi sequestrada e, acometida pela síndrome de Estocolmo, se aliou aos sequestradores e passou a integrar uma organização extremista, participando de assaltos a bancos nos EUA.
Se vivo fosse, o grande cineasta – que foi apaixonado pelo Brasil – certamente já teria filmado Cidadão Kane 2 inspirado em Rupert Murdoch.
Ontem, esse grande empresário da comunicação declarou o seguinte:
"Antigamente um punhado de editores podia decidir o que era notícia e o que não era. Eles agiam como uma espécie de semideuses. Se eles publicassem uma história, ela virava notícia. Se ignorassem o fato, era como se nunca tivesse acontecido".
Murdoch afirmou ainda que, com a democratização da internet, os editores estão perdendo esse poder. "A internet dá acesso a milhares de novas fontes que cobrem coisas que um editor poderia deixar passar. Se você não se satisfaz com isso, pode começar seu próprio blog, cobrindo e comentando as notícias você mesmo".
Valeu Murdoch. Estou contigo e não abro.

Nenhum comentário: