Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

LUIZ GONZAGA

Acabei de ler “Do Golpe ao Planalto”, livro que eu recomendo, no qual Ricardo Kotscho – um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro - conta suas aventuras de repórter desde o famigerado golpe de 64 até sair da Secretaria de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, em 2004.
Em um dos trechos mais marcantes, Ricardo Kotscho conta:
“Já em fim de carreira, com problemas financeiros, Gonzagão morava num sítio próximo à cidade (NR. em Exu, Pernambuco), onde tinha um posto de gasolina que estava fechado por falta de licença para funcionamento. Seria o ganha-pão dele na velhice. Em seu longo depoimento, noite de lua cheia adentro, alternando a prosa de histórias saborosas com a cantoria de grandes sucessos, Luiz Gonzaga chorou ao contar um episódio muito triste vivido algumas semanas antes, no pior momento de mais uma seca: Todo ano, os flagelados vinham aqui me pedir comida e eu dava o que podia para ajudar. Mas, desta vez, a comida acabou antes da chuva chegar e o povo revoltado apedrejou a minha casa. Nunca poderia imaginar que pudesse acontecer uma coisa dessas comigo. Seria sua última entrevista. Pouco tempo depois, recebi a notícia da morte de Gonzagão, certamente de desgosto.”
Viajando com Luiz Gonzaga - fim da década de 50 - por inúmeras cidades do interior nordestino, também, ouvi aquelas histórias deliciosas e o seu canto que reunia multidões em praças públicas madrugada adentro.
“Vai, boiadeiro, que o dia já vem. Toma um Sonrisal e vai p´ra junto do seu bem.”
Era a última música que ele cantava, modificando a letra. Nesse momento, jogávamos milhares de envelopes de Sonrisal para a plateia. Estávamos relançando o produto em um mercado absolutamente dominado pelo Alka Seltzer. Luiz Gonzaga mudou o hábito de consumo daquele povo que ele tanto alegrou, ajudou e, depois, o apedrejou.
Há favores tão grandes que só podem ser pagos com a ingratidão, disse Alexandre Dumas.
Qual a homenagem que nosso Município já prestou a esse artista que, com sua música, promoveu Mangaratiba em todo o país e no mundo inteiro?
Clique no link abaixo e ouça a homenagem que ele fez ao nosso Município.
http://www.youtube.com/watch?v=aHxIpWVcXmI

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não homenagearam nem Humberto Teixeira, quanto mais Luiz Gonzaga!

LACERDA disse...

Em postagem anterior, já reclamei uma homenagem para Humberto Teixeira que, inclusive. tinha casa em Mangaratiba onde se reunia com Luiz Gonzaga para compor.
Leia a postagem intitulada Zazá, Carime, Ivete, Ana Maria e Leny.

Anônimo disse...

"Há favores tão grandes que só podem ser pagos com a ingratidão."
Alexandre Dumas