Total de visualizações de página

sábado, 4 de julho de 2009

APOSENTADORIA

Quase todos nós sonhamos com a aposentadoria. Mesmo aqueles que nunca pegaram no pesado, nem contribuiram com qualquer merreca para a previdência social, sonham com o dia em que farão jus a um salãrio mensal sem ter que fazer nada em troca.
Entre esses, muitos tentam aplicar um golpe no INPS para realizar o seu sonho. Alguns até conseguem. Em compensação, meu pai contribuiu a vida inteira, faleceu antes de se aposentar e não pôde nem deixar pensão para ninguém. Assim como milhões de mulheres que contribuiram durante mais de dez anos e sonhavam apenas com o casamento. Casaram, largaram o emprego e a previdência ficou com a grana.
Há, porém, alguns que não sonham com a aposentadoria. Pensam que se pararem de trabalhar vão perecer na inutilidade. Não sabem como é bom ser inútil. Não saber que horas são nem que dia é hoje. Ler, computar, escrever, comer, beber, dormir, sem ter que dar satisfação a ninguém. É o autêntico livre-arbítrio, afinal. É como estar no mundo a passeio. E todo mês aquele troco na conta-corrente. E ainda ter direito ao décimo-terceiro.
Eu contribuí, durante muito tempo, sobre 20 salários. Depois, a lei baixou a contribuição máxima e passei a pagar sobre dez. Quando via aquele desconto no meu salário, todos os meses, durante 30 anos, sonhava com o dia em que receberia tudo de volta.
Hoje, 23 anos depois, ao contrário de meu pai, vejo que já recebi em dobro – talvez mais do que triplicado – tudo que me descontaram. E, dentro da lei, sou mais prejudicial ao INPS do que a grande maioria dos fraudadores.
O meu sonho de aposentadoria se realizou. Sou um inútil e orgulhoso vagabundo. Sou pago para não fazer nada. A não ser trocar lâmpadas, ir ao mercado, dirigir para minha mulher, pegar coisas onde ela não alcança e outras coisinhas sem importância. Quando ela me pede algo mais complicado, deixo para fazer somente nos feriados. Sábados e domingos, eu tiro para descansar.
E estou vivo. Como castigo, porém, tenho outros sonhos de aposentadoria. São, na verdade, pesadelos terríveis. Quase todas as noites, sonho que estou trabalhando. Dou um duro danado a madrugada inteira e nada dá certo no que faço.
Acordo revoltado, cansado e nada nem ninguém consegue me desviar da mais completa inutilidade.

Nenhum comentário: