Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de agosto de 2009

CARRO x AVIÃO

No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, porém, acredita-se que estes números são muito mais elevados porque as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. E nos últimos quarenta anos, não chega a mil o número de mortos em acidentes aéreos.
Sempre que ocorrem esses acidentes – e como tem ocorrido, heim? – a opinião publicada, a soldo das empresas aéreas, vem com essas comparações para tentar manipular a opinião pública.
Tentam provar com tal estatística que o avião é um meio de transporte muito mais seguro que o automóvel. Contudo, sempre que entrei em um avião sentia-me morto. Felizmente, ressuscitei em todas as aterrissagens.
Não dá para comparar as estatísticas de acidentes de carro com acidentes aéreos e afirmar que viajar de avião é muito mais seguro.
Em todo o mundo o trânsito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.
Além disso, em 2008, houve no país quase 25.000 acidentes ciclísticos com mais de 1.200 mortos.
Se formos comparar as estatísticas, é muito mais seguro viajar de avião do que andar de bicicleta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lacerda,

Não é o meio de transporte que mata e sim a negligência de quem opera o sistema, seja o aviador, motorista, ciclista ou motociclista. Visto por este prisma qualquer tipo de transporte é seguro desde que respeitadas às normas de segurança e manutenção que cada um deles exige.
Até andar a pé torna-se perigoso desde que você não tome os devidos cuidados e atenção.

ZARALHO