Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENTREATOS

Esse é o nome do documentário realizado por João Moreira Salles durante a campanha eleitoral de Lula em 2002. A equipe do cineasta viajou por todo o país acompanhando o futuro presidente em sua vitoriosa campanha.
Mostrou tudo o que aconteceu nos comícios, entrevistas, contatos com o povo nas ruas, debates na TV e até durante as viagens de ônibus e avião e nos momentos de descanso.
Lula é apresentado como ele é de fato. Um ser humano gozador, sarcástico, brincalhão, atencioso. Gosta de sacanear a todos em sua volta. Conta histórias, inventa piadas e, às vezes, toma uma cachaça como qualquer mortal comum. Também, mostra como Lula levanta o moral de todos com seu contagiante otimismo diante da necessidade do segundo turno.
ENTREATOS costuma passar sempre no Canal Brasil, o canal 66 na SKY e na NET do Rio de Janeiro. Tem quase duas horas de duração e termina com a espectativa pela contagem dos votos diante da TV na casa do vitorioso no dia de seu aniversário e a saída de Lula à rua nos braços do povo.
Durante o documentário, é exibida a cena de uma reunião de cúpula dos coordenadores da campanha. José Dirceu - o coordenador-chefe - reclama da presença de estranhos durante a reunião e exige que o cinegrafista saia da sala.
Dentro do contexto do documentário, é algo muito natural proibir a presença de entranhos em uma reunião de cúpula dos coordenadores. Isso ocorre em qualquer campanha eleitoral.
Mas, fora do contexto, a cena da reunião vem sendo apresentada por indivíduos inescrupulosos que tentam manipular a opinião pública ou mesmo por inocentes úteis que servem à sórdida campanha que tenta desmerecer o governo Lula. A cena tem circulado através de e-mails acompanhada de texto que sugere ser uma reunião de corruptos.
Quem assiste à cena fora do contexto imagina tratar-se de uma reunião comandada por José Dirceu durante o caso do mensalão. E com a presença do Presidente.
Se você tem consciência política e quer se informar da verdade, procure na programação do Canal Brasil que qualquer dia passa novamente o documentário Entreatos.

Nenhum comentário: