Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POLÍTICO BOM É POLÍTICO MORTO?

Vargas, Juscelino, Jango, Lacerda, Ullisses, Covas, Tancredo, Brizola e outros menos votados são, agora, exaltados como políticos que foram dignos e merecedores de todo o respeito.
Por quê? Porque estão mortos? Quando vivos, eram combatidos e criticados. Os radicais afirmavam que, também, eram corruptos e que nada faziam pelo povo. Tal como radicalizam, agora, em relação a todos os políticos em atividade, sem exceção.
Indivíduos sectários, amantes do subjetivismo, fingindo defender o cidadão comum acusam indiscriminadamente todos os políticos vivos. Dizem que todos são corruptos e nada fazem pelo povo ordeiro, humilde e honesto. Pura hipocrisia: o povo é bom, a classe política não presta. Como se não existissem cidadãos de má índole e políticos dignos e responsáveis.
A quem pode interessar tal maniqueismo?
A desonra, o descrédito, a difamação da política e dos políticos somente pode interessar a uma elite milionária detentora ou não de mandato político que pretende se locupletar ainda mais. Além, claro dos ex-torturadores saudosos da ditadura.
A nefasta campanha leva o eleitor a se decepcionar com a política colocando a todos na vala comum da incompetência e da corrupção. O cidadão se convence de que todos os políticos são iguais e decide votar somente naquele que lhe trouxer algum benefício financeiro imediato.
Aí é que entra a elite milionária comprando votos e impedindo o surgimento de novas lideranças políticas empenhadas em atuar em favor do bem comum.
Que jornalistas mercenários participem de tal campanha sórdida é até compreensível. Vivem ou pretendem viver a soldo dos corruptos para defender o leite das crianças.
É estupidez, porém, que pessoas conscientizadas embarquem nessa canoa furada.
Ninguém, absolutamente ninguém, nem eu nem você que me lê, é absolutamente bom nem absolutamente mal. E mesmo o político mais desprestigiado – como Sarney atualmente – tem lá as suas virtudes.
Se você tem alguma pretensão política, não jogue lama no ventilador. Ela fatalmente respingará em você. Não seja covarde, dê nome aos bois.

Nenhum comentário: