Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de setembro de 2009

DE ONDE VÊM OS POLÍTICOS?

Vêm de Marte? Vêm de Vênus? Não. Eles vêm do mesmo lugar de onde surgem os juízes corruptos, os empresários egoístas e gananciosos, os traficantes, os viciados em tóxicos, os assaltantes, os jornalistas mercenários, os milicianos, os estelionatários, os criminosos, os falsos profetas que exploram a fé religiosa, os ladrões, os pedófilos e estupradores, os torturadores, os pichadores, os funkeiros, etc, e, até mesmo, os mansos e as pessoas de bem.
Todos eles surgem inofensivos, inócuos, sem culpa nem malícia, singelos, cândidos, puros, ingênuos, no seio – ou será no útero? - da nossa sociedade. Uma sociedade que se imagina vítima, mas que cria os seus próprios algozes.
Sei que falando assim vou desagradar muita gente. Principalmente a burguesia esquizofrênica que gera seus monstros e, depois, os culpa por seus erros. Uma burguesia negligente e convicta de que tão somente o pobre é bandido e que atingiu tal condição por falta de oportunidades ou por exclusão social. E os facínoras das classes mais abastadas? Seria por falta de oportunidades que cambistas negociam ingressos para o céu? E os políticos e juízes corruptos, teriam se tornado o que são por exclusão social?
Essa burguesia dissimulada ainda crê que tudo se resolve com a educação que o governo não proporciona ao povo. Confunde ensino público com educação. Já disse Einstein que educação é aquilo que nos resta depois que esquecemos tudo que aprendemos na escola.
Educação tem que ser prestada primordialmente pela família que é o núcleo da sociedade. É ela – e somente ela – quem pode determinar o seu caminho pelo mundo, se seus filhos terão boa ou má índole.
Isso dá muito trabalho, reconheço. Não é fácil educar, tem que ter muita paciência e força de vontade. A burguesia, porém, é preguiçosa e prefere deixar por conta do governo a educação de seus filhos. Assim, ela sempre terá a quem culpar: a escola, os professores, os políticos, o governo.
O professor Marcelo Néri – chefe do Centro de Pesquisas Sociais da FGV – afirmou que “podemos ganhar todas as batalhas pela melhoria da qualidade da educação, adotando as melhores práticas educacionais, mas se não conseguirmos convencer os principais protagonistas – que são as crianças, os adolescentes e seus pais – vamos perder a guerra.”
Essa burguesia preconceituosa que quer exigir dos políticos um mundo melhor para seus filhos, não oferece filhos melhores para o mundo. Uma burguesia nociva que quer levar vantagem em tudo, que explora os mais humildes e jamais se sente culpada pela proliferação das drogas que, ela própria, subvenciona. E ainda reclama da falta de segurança.
Uma burguesia hipócrita cujo arauto principal – FHC - declara que “imaginar um mundo sem drogas é um objetivo difícil de ser alcançado, é como imaginar um mundo sem sexo.” E diz mais o pregoeiro da descriminalização: “descriminalizar (as drogas) não é igual a legitimar, mas como se pode descriminalizar e não legitimar.”
Como disse uma ilustre comentarista deste blog: “Penso que nossa reforma interior e social, começa em nossa casa, em nosso bairro, em nosso município, para, depois ou paralelamente a isto, vislumbrarmos um país justo que tenha como representantes maiores pessoas, de fato, dignas de serem denominados governantes.”
Chega de culpar os políticos por tudo de mal que ocorre no país. Temos que assumir a nossa parcela de responsabilidade. Político é apenas algo assim como uma fralda descartável. Quando suja, troca-se e joga fora. Infelizmente, não temos esse poder para fazer o mesmo com os juízes que se enlameiam.

Nenhum comentário: