Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CATARATA

A catarata é a opacidade parcial ou total do cristalino e apresenta-se como um embaçamento visual progressivo. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia é realizada há séculos. Consiste da remoção do cristalino e o implante de uma lente intraocular.
Eu, que já possuía um olho biônico, resultado de uma cirurgia – realizada no IBOL - devido a descolamento de retina do olho esquerdo, conquistado em minhas aventuras políticas, agora, fui submetido à cirurgia de catarata no olho direito, na Clínica Benchimol.
Foi no dia 30 e somente hoje volto a este blog politicamente quase correto. Fiquei nove dias sem escrever. Não pude comentar sobre o “tegucigolpe” nem me congratular com meus olímpicos conterrâneos cariocas.
Também, somente agora posso abordar a estranha história mal contada da quebra de sigilo do exame do ENEM. Sabia que a Gráfica Plural que imprimiu e vazou a prova pertence à Folha de São Paulo?
Para mim, uma tentativa de armação “jornalística” que não seguiu adiante.
Eu me pergunto: por que a imprensa não entrevistou nenhum dos indiciados no evento? Por que não tomamos conhecimento de nenhuma declaração ao vivo da repórter e do fotógrafo que denunciaram o caso? Como é o nome deles? E o dono da pizzaria que apresentou a repórter àqueles que surripiaram o caderno de provas? Quem é ele? Quem é o Dj que participou da trama? Eles acreditavam mesmo que aquilo valeria quinhentos mil reais?
A imprensa preocupou-se apenas em mostrar a decepção dos estudantes. O Jornal Nacional chegou a taxar o caso como corrupção, somente para atingir o governo.
Para mim, o caso foi armado pela repórter. Naturalmente, queria que o exame fosse realizado e, no mesmo dia, o Estadão publicasse o gabarito da prova. Seria um enorme escândalo e uma grande reportagem.
Felizmente, ainda existem jornalistas responsáveis no Estadão e não permitiram que a trama seguisse adiante. E a prova foi cancelada.
Em compensação, comecei a ver as cores. Muriqui está em tecnicolor. Os prédios parecem todos com pintura nova. Somente o calçadão da praia permanece descolorido, feio, imundo. Meu novo olho biônico consegue ver uma imensa gama de tonalidades do verde, desde o quase amarelo até o quase preto. Meu aparelho de televisão parece estar recebendo a transmissão em High Definition. Meu carro está brilhando como zero. E não sabia que o azul do windows era tão lindo.
Contudo, ainda não consigo ler fluentemente. Isso é terrível, sinto-me quase cego. Como eu disse em postagem anterior, quem não lê, mal...

Pô! Ia me esquecendo: hoje é o Dia Mundial da Visão.

Nenhum comentário: