Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

RETROSPECTIVA 2009

Chega fim de ano, é tanta retrospectiva que nem dá mais pra despertar qualquer interesse. Todos os canais de TV, os jornais, as revistas, até emissoras de rádio, apresentam a sua retrospectiva anual. E, de quebra, elegem a personalidade do ano, os piores e os melhores. Somente os blogs não fazem isso.
Mas, eu farei a minha retrospectiva baseada exclusivamente nas 158 postagens que fiz este ano e que mereceram 396 comentários, sem me importar que foi o ano em que o mundo redescobriu o Brasil, pois meu planeta é Mangaratiba e meu país é Muriqui.
Como toda retrospectiva, também escolhemos a Personalidade do Ano em Muriqui: o Dr. Anderson Ribeiro Pinto, digno delegado da 165ª. DP, que assumiu a responsabilidade de guardião da ordem, dos bons costumes e dos direitos dos moradores.
Como o melhor que temos em Muriqui, escolhemos a limpeza urbana que, toda segunda-feira de manhã, nos entrega a praia e a Av. Beira Mar absolutamente limpas da sujeira do final de semana.
O pior de Muriqui foi difícil escolher. Houve uma acirrada disputa entre os quiosques 13 e 14 para ver quem mais sujava o calçadão, quem superava o outro em poluição sonora, quem mais atraía o turismo predatório, quem mais promovia a muvucada, quem mais desrespeitava a lei e a ordem.
Com o sangrento tumulto, ocorrido no último domingo, com tiros e gente ensanguentada levada ao hospital, o quiosque 13 – com méritos - leva o trofeu de pior da praia. É, também, o quiosque mais feio, meio pintado de amarelo-diarréia de neném e meio vermelho-tijolo desbotado.
Pensei, também, em eleger o melhor blog de Mangaratiba, porém, a modéstia me impediu.
Aí vai a restrospectiva 2009:
Janeiro/2009
1) No primeiro dia do ano, Muriqui atingiu o auge da bosta com o funk retumbando em todos os cantos. Muita gente feia, suja e bêbada, aos bandos como animais inferiores, pulava e berrava em frente àquele som obsceno.
2) Já em janeiro, reclamávamos da desordem na praia. Pedia tolerância zero contra os desordeiros que vêm de fora para infernizar nossos ouvidos com seus carros de som com a mala aberta tocando funk. Conseguimos apenas eliminar aquela placa fria repleta de erros que havia na Av. Beira Mar.
3) Nos dias 4 e 10, exaltávamos o exemplar choque de ordem levado a efeito no Rio de Janeiro e, depois, seguido pela Prefeitura de Caxias. No dia 16, deu-se início a uma tentativa de ordenamento urbano em Muriqui. Muito débil e frouxa, mas foi o início.
Fevereiro/2009
1) Elogiamos a limpeza urbana de Muriqui, principalmente na praia que amanhece limpa na segunda-feira de manhã após a muvucada de domingo.
2) Criticamos a Prefeitura por não levar muito a sério o seu Código de Posturas. Ela própria coloca cartazes com incorreções de linguagem, contrariando o art. 161. E, também, não exige que outros o cumpram, permitindo a existência de um terreno repleto de mato e ratos na Av. Beira Mar.
3) Reconhecemos que as autoridades bem que tentaram colocar ordem no carnaval, não permitindo que Muriqui atingisse novamente o auge da bosta. Foi apenas o apogeu da titica.
Março/2009
1) Com o mais absoluto sarcasmo, ironizamos os amigos que tanto criticam os nossos políticos sem reconhecer a mínima ação em favor da comunidade em qualquer um deles.
2) Exigimos que a Prefeitura fizesse cumprir o seu Código de Obras. Para não deixar o meio ambiente degradar-se e a população sob risco de doenças graves. E perguntamos onde estão os 424 táxis de Mangaratiba registrados no DETRAN. Quem os teriam comprado com isenção do IPI?
3) Colocamos uma faixa no terreno abandonado na praia de Muriqui identificando-o como o Jardim das Ratazanas. E mostramos a foto. A faixa foi logo retirada, mas o terreno continua lá, imundo e cheio de ratos.
Abril/2009
1) O assunto do mês foi a campanha para a eleição do Iate Clube de Muriqui e o factóide da interdição do Clube. O fato deu um bom debate entre os comentaristas.
2) Gripe suína não foi assunto de Muriqui, mas vale lembrar que o ex-ministro da saúde José Serra disse que para evitá-la bastava não chegar perto dos porquinhos. Duvida? Então, veja o vídeo da postagem.
Maio/2009
1) Vereadores louvados e glorificados, em jornal local, por suas “grandiosas” obras – na verdade, apenas indicações – me fizeram escrever sobre o tema. O jornal Reação – totalmente contra o governo – e o jornal Foco – absolutamente favorável – me fizeram criticar o “jornalismo” local.
2) Assustei-me com a notícia de que seria inaugurada uma estátua do Stalone em Mangaratiba. E para Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, nada? Qual a homenagem que o nosso Município já prestou a eles que, com sua música, promoveram Mangaratiba em todo o país e no mundo inteiro?
3) Aconteceu uma audiência pública da Câmara Municipal no Iate Clube de Muriqui. Ficou a impressão de que foi um evento da Prefeitura para exaltar as suas ações e glorificar os seus auxiliares.
Junho/2009
1) Novamente a GM foi tema do blog. O Secretário de Segurança de Belford Roxo dava o exemplo afirmando que “Vamos aumentar o efetivo para 280 homens porque o município é cada vez mais responsável pela segurança pública.” Belford Roxo tem mais de 495 mil habitantes e apenas 130 guardas municipais. Mangaratiba, com cerca de 30 mil habitantes, tem mais de 300 guardas. Falamos dos assassinatos ocorridos em Mangaratiba, inclusive o do Vereador Célio Dentista.
2) Reproduzimos o texto de Ricardo Teixeira – em seu blog VERDEfato – sobre o mega-empreendimento do “Loteamento Fazenda Ingaíba” que trará significativo impacto ambiental à Mangaratiba.
3) Recomeçamos a combater a poluição sonora ensurdecedora promovida pelos quiosques 13 e 14 todos os finais de semana.
Julho/2009
1) Servidores municipais ganharam na justiça – mas não levaram – o Plano de Cargos e Salários. Houve a eleição no IATE, vencida pela situação de forma acachapante (266 a 104).
2) O ABCdiário publicou as obras que a Prefeitura afirmou terem sido feitas com recursos próprios. Ao mesmo tempo, a Vale distribuiu um folheto relacionando as mesmas obras, afirmando que todas foram executadas por ela.
3) No dia 27 foi cassado o prefeito de Mangaratiba. Esse blog deu a notícia em primeira mão. Foi um grande furo em toda a mídia e na internet. Isso acarretou mais 150 visitas por hora ao nosso blog. No mesmo dia, publicamos a sentença de cassação. Aarão apelou e continuou prefeito. Até quando, até quando?
Agosto/2009
1) Aarão, o demiurgo, declarou que “Deus vai honrar o nome d´Ele e vai nos honrar, porque foi Ele Que nos outorgou o mandato.”
2) Terminei o mês ironizando os amigos que combatem os políticos indiscriminadamente, perguntando se político bom é somente o político morto. Não faltou sarcasmo, mas escrevi com muita seriedade.
Setembro/2009
1) Com muito mais sarcasmo e menos seriedade perguntamos “De onde vêm os políticos? Vêm de Marte? Vêm de Vênus?” E continuei criticando aqueles que só sabem reclamar e culpar os políticos por todas as nossas mazelas.
2) No Dia da Independência, o futuro ex-prefeito disse que devolveu à população a sua verdadeira independência na qual dá o direito de ouvir, de saber criticar, de saber cobrar. Pedi para me incluir fora dessa.
3) No dia 20, o delegado da 165ª. DP – Dr. Anderson – deu início ao choque de ordem na praia de Muriqui, combatendo a poluição sonora, a pornofonia e a muvuca.
Outubro/2009
1) Foi o mês da tentativa de impor um estelionato oficial com a cobrança exorbitante de novo IPTU para regularizar obras de acréscimo nos imóveis. A cobrança foi para todos, inclusive para obras que não foram feitas. Nossa veemente reação parece que refreou a ânsia tributária municipal.
2) Cirurgia de catarata não me permitiu escrever muito.
Novembro/2009
1) No dia 1º, o delegado da 165ª. DP, pessoalmente, deu início ao choque de ordem na praia de Muriqui para acabar com o caos implantado por alguns quiosqueiros no calçadão. Apenas o quiosque 13 desobedeceu a ordem e manteve a poluição sonora. No dia 14, o delegado teve que voltar para impor a ordem desobedecida tanto pelo quiosque 13 quanto pelo 14. Clamávamos então: chega de advertências. E perguntávamos: o choque de ordem não é pra valer?
2) Foi pra valer. Com o choque, meu apartamento voltou a ser o melhor lugar do mundo para passar um fim de semana prolongado. Foram três dias em que Muriqui se transformou numa praia civilizada.
3) No dia 30, o Dr. Anderson e o secretário de segurança – Marcos Torres – convidaram a comunidade para uma reunião no Iate para discutir o choque de ordem. Os dois disseram tudo o que eu queria ouvir e assumiram o compromisso de defender o direito dos moradores em todo o Município.
Dezembro/2009
1) Foi o mês das medalhas. Dez alunos da Escola Municipal N.S. das Graças conquistaram ouro, prata, bronze e menções honrosas na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro. Novamente, parabéns aos alunos, seus pais e seus professores.
2) Os professores da Escola Municipal Batatal ganharam a Medalha Paulo Freire do Ministério da Educação pelo projeto “Relendo o mundo pelas lentes da educação” para a educação de adultos. Essa medalha valeu, parabéns professores.
3) O que não valeu foram as outras duas medalhas distribuídas - indiscriminadamente, por instituições que vivem disso - a políticos e empresários ávidos por promoção.

Nenhum comentário: