Total de visualizações de página

domingo, 10 de janeiro de 2010

ESTÓRIAS DA BÍBLIA

Em postagem anterior, disse que a Bíblia conta estórias que até mesmo Deus duvida. Disse, também, que voltaria ao assunto. É o que faço agora, começando pelo Gênesis.
Não vou relembrar a estória de Noé em que Deus resolveu punir a humanidade afogando a todos, inclusive criancinhas inocentes, e salvar apenas uma única família. É uma estória que todos conhecem.
Quero falar de uma outra estória, semelhante à de Noé e restrita aos habitantes de Sodoma e Gomorra, na qual Deus poupou apenas a família de Ló, sobrinho de Abraão, o princípio fundamental das três maiores religiões monoteístas.
Dois anjos, em forma de homens, foram enviados por Deus à Sodoma para fazer com que Ló saisse da cidade que Ele destruíria, incluindo todos os habitantes e todas aquelas criancinhas inocentes, com fogo e enxofre que caíria do céu. Ló recebeu em sua casa os anjos, em forma de homens, repito.
Logo, os habitantes da cidade – xenófobos e homosexuais ativos - cercaram a casa e exigiram que Ló lhes entregasse os homens para conhecê-los. Conhecer aqui tem o sentido bíblico da palavra. Isto é, os habitantes queriam sodomizá-los. (Sodomia tem sua origem semântica no nome de uma das cidades que foram destruídas.)
“Onde estão os homens que vieram para tua casa esta noite? Traze-os para que deles nós abusemos” (Gênesis 19, 5).
Ló negou-se "corajosamente". Talvez, querendo provar que Deus estava certo ao pretender salvar o único "homem de bem" de Sodoma. Porém, com medo de ter a casa invadida pelos péssimos elementos que se mostravam irredutíveis em sua exigência, Ló implorou clemência e ofereceu uma recompensa a todos.
“Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal a eles, tenho duas filhas virgens e vo-las trarei. Tratai-as como vos parecer melhor, porém, nada façais a estes homens que se acham sob a proteção do meu teto” (Gênesis 19, 7-8).
Os anjos, porém, evitaram o sacrifício das filhas de Ló cegando os homens que iriam estuprá-las. Então, exigiram que Ló, sua família e seus animais partissem imediatamente – e sem olhar para trás – pois a cidade seria destruída imediatamente.
A mulher de Ló cometeu o pecado de olhar para trás querendo ver a destruição da cidade. Coitada, por culpa da curiosidade feminina, foi transformada em uma estátua de sal.
Ló e suas filhas escaparam vivos. Porém, isso é outra estória que será motivo de outra postagem.

Nenhum comentário: