Total de visualizações de página

sábado, 2 de janeiro de 2010

MURIQUI NO AUGE DA VIRADA

Nunca vi tanta gente reunida em Muriqui. Gente comportada, muita mulher bonita e bem vestida. Dentro das possibilidades de cada uma, claro.
Era tanta gente que foi difícil circular no calçadão antes e após a meia-noite. Caminhei do Kabeça até a Náutica. No Kabeça, uma multidão parecia esperar por alguma atração imaginária que a Prefeitura foi incapaz de proporcionar.
Por toda a praia, quiosques lotados com famílias festejando o novo ano. Somente um quiosque apresentava música ao vivo e não foi o 13 que, envergonhado com a tranquilidade pública, fechou cedo.
Alguns poucos carros com a mala meia-aberta tocavam o famigerado funk. Mas, emitiam um som até que suportável e não conseguiam reunir ninguém a sua volta. Não havia gente bêbada e suja na praia.
Quando cheguei à Naútica – cerca de meia-noite e meia – vi que estavam retirando uma aparelhagem de som de uma tenda branca da praia. Não posso afirmar, mas parece que os protestantes voltaram a festejar com Iemanjá.
Os umbandistas faziam tranquilamente as suas homenagens e oferendas àquela que, segundo a crença, vai governar o novo ano: Iemanjá, a orixá da paz.
Odò ìyá Iemanjá.

Escaldado com o que ocorreu ano passado, assustei-me ao ver nove PMs juntinhos na área menos frequentada da praia. Por que não circulam? - perguntei a mim próprio - aqui tem pouca gente e entre o quiosque 12 e o Kabeça não cabe mais ninguém.
Entretanto, me tranquilizei ao lembrar que o quiosque 13 estava fechado. Nada de mal vai acontecer. E não aconteceu mesmo. A festa da virada foi bonita. Muriqui lembrou os velhos tempos.
Depois, os PMs circularam pelo calçadão, coibindo os carros dos estúpidos funkeiros, medindo o som emitido pelos quiosques e solicitando que o encerrassem às três da manhã. Ontem, quando acordei, a praia e o calçadão estavam limpos e o primeiro dia do ano foi também tranquilo e festivo. Não faltou água nem luz. Nenhum tumulto. Nenhuma motocicleta com descarga aberta. A polícia circulando ou sempre atendendo aos chamados e coibindo a pornofonia.
Tudo absolutamente diferente do primeiro dia de 2009.
O que houve? Não venham argumentar com a pouca chuva que caiu. Foi o DETRAN, que com suas investidas contra o IPVA atrasado, selecionou a frequência? Foi. Mas, foi principalmente devido ao choque de ordem imposto p´ra valer em dezembro.
Valeu PMERJ. Valeu Marquinhos. VALEU Dr. ANDERSON..

Nenhum comentário: