Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

LEI SECA, BOLSA FAMÍLIA, QUOTA RACIAL, UPPs, CHOQUE DE ORDEM

“Se não quiseres ser alvo da censura alheia, não faça, não diga, não seja, absolutamente nada.” (Voltaire)

Na passagem de ano, aturei calado os disparatados argumentos contra a Lei Seca proferidos por um indivíduo que não sabe o que diz mas se considera um cidadão consciente dos seus direitos e deveres. Minha vontade era cair de pés juntos sobre o estômago da indigesta criatura, mas estávamos na residência de uma amiga a quem muito prezo e, por baixo da mesa, minha mulher me continha aos ponta-pés.
O babaca dizia que a Lei não deveria atingi-lo porque dirige conscientemente mesmo após beber consideravelmente. Que a Lei Seca não resolveria jamais o problema das mortes no trânsito que continua existindo. Que a solução dependerá de campanhas educativas sobre direção preventiva. E que nunca mais votaria nesses deputados ladrões que aprovaram a Lei Seca.
E eu tive que ficar calado. Como calado eu tenho que ficar quando vejo na NET tanta estupidez contra o Bolsa Família. Dizem que o governo está mantendo uma imensa comunidade de vadios. Que a solução é educação e emprego para todos, como se isso fosse fácil. E enquanto isso não acontece: as crianças devem morrer à mingua sem qualquer ajuda oficial? Ou será que não temos uma dívida social com os mais carentes?
Contra a Quota Racial para entrar nas universidades públicas, então, o número de trogloditas contrários é muito maior. Afirmam que é paliativo, que a solução está no ensino básico de alto nível. Não sabem que a Quota Racial foi importada do primeiro mundo, dos Estados Unidos onde, dizem, o ensino básico é de altíssimo nível. Que ela significa o pagamento de outra dívida social que temos com os negros.
Tenho um amigo que combate em seu blog as Unidades de Polícia Pacificadora que estão sendo implantadas nas comunidades onde o tráfico foi expulso. Que isso não é solução porque continuam vendendo drogas nas imediações dessas comunidades.
Ele finge não conhecer a pesquisa do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) com 600 moradores de 44 favelas do Rio ainda não contempladas pelo projeto mostrando que 70% dos entrevistados afirmaram ser muito favoráveis ou favoráveis à implantação de UPPs em suas comunidades. Em outra pesquisa, também do IBPS, foram ouvidos mais 600 moradores de favelas onde as unidades já estão funcionando: para 93%, o lugar onde vivem hoje é muito seguro ou seguro, contra apenas 5% que o consideram inseguro ou muito inseguro. Por outro lado, os imóveis usados valorizaram até 126% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado. O destaque foi para Ipanema, Copacabana, Botafogo e Tijuca. Os três primeiros são bairros já beneficiados pela ação das UPPs e a Tijuca é o próximo a ter esse mesmo tipo de ação, programada para acontecer na comunidade do Borel.
“Não é porque não posso ter um mundo ideal que vou desistir de apoiar um mundo razoável” – disse um comentarista deste humilde blog.
E disse mais. E eu repito que não se pode pensar desse jeito: “Ah! Eu não acredito (nessas ações) porque somente isso não basta.”
Ele comentava sobre o Choque de Ordem que vem sendo implantado em Muriqui e que alguns são contra pelas razões mais subjetivas.
Sei que o Choque de Ordem não é uma solução definitiva, mas, com o nosso apoio, prevalecerá como instrumento de educação para a civilidade. E é ótimo que existam autoridades que procuram agir pelo bem de todos independentemente do fato de outras se omitirem.
O interessante é que quem combate hoje – ou contesta – o Choque de Ordem em Muriqui já disse em meu blog que “A atuação da polícia foi eficiente e necessária. Ninguém aguentava mais a poluição sonora e a falta de limites daqueles que sequer questionavam como estariam os ouvidos dos moradores e frequentadores da orla.”
Não sei porque a mudança, pois a mesma comentarista já escreveu dizendo que “Também é hipocrisia de nossa parte, criticarmos ações corretas por vivermos tantas outras incorretas.”
Enfim, como eu sempre digo, repetindo Carlos Lacerda: “a coerência é uma virtude própria dos imbecis.”

Nenhum comentário: