Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CANDIDATOS

O site do TSE relaciona 2.652 candidatos a deputado no Rio de Janeiro: 882 a federal e 1.770 a estadual. Entre eles, chamam a atenção os candidatos folclóricos, aqueles que levam a eleição na brincadeira e se apresentam com as mais estapafúrdias denominações.
Eu fico imaginando que tipo de criatura, em sã consciência, tem o desplante de votar para federal, por exemplo, em Agenor Calça Arriada/PV, em Pé no Chão/PRP, em Nicanor ao Seu Dispor/PSB, em Só Jesus/PSL, em Zé Pilintra/PtdoB, em Geraldo Com Br/PRB, em Uilson Pé no Chão/PSOL ou no Dr. Tamburim/PR.
E quem seriam os dementes que votam nestes outros candidatos a deputado estadual: Loura Braço Forte/DEM, Barriga do Açougue/PP, Eu Faz/PHS, Bicho de Pé Já É/PRB, Papai Noel/PHS, Messias, o Garoto Bombom/PTC, Nilson, o Abençoado/PRB, Carlinhos um Homem de Deus/PP, Mouralidade/PRB, O Gente Nossa/PtdoB, No Pique da Vida/PRB, Maluco Beleza/PP.
Chega! Não vou cansar com tantos outros nomes excêntricos relacionados pelo TSE somente em nosso estado. Todos eles merecedores de avaliação psiquiátrica, assim como seus eleitores.
Aliás, a Lei da Ficha Limpa bem poderia abordar também a ficha médica desses candidatos.
São todos malucos beleza e se sentem importantes no período eleitoral. Fantasiam-se de soluções mágicas para a saúde, segurança e educação. Entretanto, o que pretendem é medir sua popularidade para vendê-la a políticos endinheirados em uma próxima eleição.
Alguns mantêm os santinhos na carteira até muito tempo após a eleição e se consideram autoridades como “suplentes de deputado”.
Conheço um que assim se identifica quando se apresenta em alguma repartição pública, exigindo prioridade no atendimento.
Quando encontro alguém que radicaliza, afirmando que nenhum político presta, que é tudo safado, sempre digo que muito pior que o político é o eleitor que vota irracionalmente ou anula o voto irresponsavelmente. Mas, acho que ainda há algo pior que esse eleitor: são esses candidatos medíocres e extravagantes.

Nenhum comentário: