Total de visualizações de página

domingo, 4 de julho de 2010

IBOPE

Tentarei responder a seguir como uma pesquisa feita nas coxas, em plena rua, sem qualquer estratificação, sem controle, sem supervisão, pôde apresentar resultados idênticos à pesquisa do IBOPE realizada com toda a metodologia exigida.
A última pesquisa IBOPE divulgada foi encomendada pela Associação Comercial de São Paulo, que tem como presidente Guilherme Afif Domingues (DEM). Afif foi secretário do governo de Serra, é seu amigo pessoal e candidato a vice-governador na chapa do Geraldo Alkimin.
Pra quê ele contratou uma nova pesquisa se já tinha os resultados do DATAFOLHA? Por que o IBOPE fez duas pesquisas em apenas nove dias? Parece que foi combinado com o DATAFOLHA apenas para dar credibilidade a sua pesquisa feita nas coxas.
O objetivo do acordo dos institutos seria o de estancar a fuga de recursos financeiros da candidatura de Serra que se agravou depois das pesquisas anteriores realizada pelo próprio IBOPE e pelo VOX POPULI que colocaram a Dilma na dianteira com cinco pontos à frente de Serra.
Mas, o IBOPE não é bobo, incluiu na nova pesquisa a seguinte pergunta: “Independente do seu voto, qual desses candidatos o (a) senhor (a) acha que será o próximo Presidente da República?”
Dilma Rousseff obtém 45% das respostas e Serra 34%. Não importa a variável - tanto por sexo e em todas as faixas etária e de escolaridade, assim como por regiões do país e por renda familiar – em todas elas, é sempre bem maior o índice de entrevistados afirmando que Dilma Rousseff será a próxima Presidente da República.
Esse é o tipo de pergunta muitas vezes incluída em pesquisas de opinião para confirmar ou desmentir a resposta à pergunta principal.
É como se fosse um grupo controle de pacientes tratados com placebo para medir a eficácia de um medicamento em pesquisa clínica. Se o grupo controle responde igual ou melhor ao placebo, é claro que o medicamento não possui eficácia clínica.
No caso da pesquisa do IBOPE, fica claro que grande parte dos entrevistados mentiu ao dizer em quem votaria para presidente. Ou disse não saber em quem votar ou disse nenhum deles ou não quis declarar o voto verdadeiro que é secreto. Há muita gente que nem no dia da eleição diz a um amigo em quem votou. Ou, então, a tabulação dos resultados foi dirigida para coincidir com o DATAFOLHA.
O IBOPE sabe que o entrevistado nem sempre diz a verdade. Não diz o que vai fazer de fato. Mas, diz o que pensa que vai acontecer. Sendo assim, o IBOPE tem uma boa justificativa se o acusarem de fraude.
Ou você pensa que o eleitor não acredita que o seu candidato vai vencer a eleição?
Até o eleitor da Marina confia que ela vai chegar ao segundo turno.
Só mudo de opinião se o VOX POPULI me desmentir.

Nenhum comentário: