Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VITÓRIA DE PIRRO

“Mais uma vitória como essa e estarei definitivamente acabado, derrotado”
(Pirro, 280 a.C.)

Expressão empregada para definir uma vitória obtida a alto custo, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis, vitória de pirro foi o que aconteceu com Heloísa Helena na eleição de 2006. Uma vitória que arruinou a sua carreira política definitivamente.
Eminente senadora eleita pelo PT, candidatou-se à presidência. Obteve 6.575.393 votos e obrigou Lula – com 46.662.365 votos, menos do que a Dilma – a disputar o segundo turno com Geraldo Alckmin. Cantou vitória. E, depois disso, caiu no ostracismo. Acabou vereadora em Maceió.
Este ano - 2010 - ela disputou novamente o senado e ficou em terceiro lugar. Perdeu até para o Renan Calheiros que obteve mais do que o dobro dos votos dela. A vitoriosa de 2006 obteve menos 240 mil votos do que a soma dos brancos e nulos. Faltou a ajuda da imprensa cínica, imunda, mercenária e demagógica?
Como tinha dito Pirro, uma vitória como essa me derrotará definitivamente. Foi o que aconteceu com a Heloísa Helena.
É muito triste ver alguém cair assim. Tão triste quanto o resultado da eleição no Acre. Acho até que houve fraude. Não é possível que o Serra tenha obtido lá 52,2% dos votos contra 23,8% da Dilma e 23,5% da minhoca da terra. Isto é, Serra obteve mais votos do que a soma das duas.
Mas, deixa pra lá, o segundo turno vem aí. Não haverá retrocesso. Até mesmo o voto protestante contra o aborto - voto que tirou a Jandira Feghali do Senado em 2006 - saberá qual o melhor caminho a seguir.
Não quero mais falar de primeiro turno. Mas, antes, quero parabenizar a Andréia e o Charlinho pela grande vitória. Esta sim, vitória. Temos, agora, uma deputada estadual a nos representar.
Ainda não sei quantos votos o Capixaba conquistou aqui para o Marcelo Matos, mas espero que, como ele mesmo se comprometeu, represente também Mangaratiba na Câmara Federal.
Ao Banana (1.385 votos) e ao Cledson (1.159) que, com essa votação, estão credenciados para disputar a vereança em 2012, desejo sucesso na próxima eleição.

Nenhum comentário: