Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IPTU 2011

Tenho três imóveis em Muriqui. Na verdade, quem os possui é a minha mulher. Imóveis mesmo – não são quitinetes não, viu! – são dois apartamentos na av. Beira Mar e uma casa na rua Rio Grande do Norte.
Sempre paguei o IPTU à vista, em cota única, com desconto. Este ano, ainda não recebi os carnês de pagamento. Diz o jovem secretário de fazenda que, devido ao atraso na confecção e remessa dos carnês, a data para pagamento com desconto de 15% foi prorrogada de 31/1 para 11/2. Muito bonzinho o cara. Ele sugere ainda que o contribuinte imprima o boleto de pagamento pela internet através do site da Prefeitura: “Ao acessar o site da Prefeitura e emitir o boleto o contribuinte não leva cinco minutos para isso. É muito mais prático” – diz o prático secretário.
Acontece que eu não tenho computador nem tenho conexão com a internet. Não sei nada de informática nem sei o que é site. E não tenho impressora.
Hoje é dia 8 de fevereiro e não dá mais tempo para comprar o computador, contratar a Velox e aprender a mexer com os programas para obter o boleto de pagamento.
Não seria muito mais simples o jovem e bondoso secretário enviar-me o carnê como a Prefeitura sempre fez?
Quando a Prefeitura aplicou o golpe do IPTU quadruplicado, em 2009 - leia aqui - mandou uma notificação com nova cobrança para todos. Tenho certeza que alguns incautos caíram no golpe e pagaram a cobrança indevida. E agora, por que não consegue mandar a cobrança regulamentar? É para o contribuinte perder o prazo?
O jovem e bondoso secretário sugere também que o contribuinte vá à sede da Prefeitura pegar o carnê. Recuso-me. O credor tem a obrigação legal de enviar a cobrança para a residência do devedor.
Este ano, não pagarei o IPTU em cota única. Além do mais, estou colocando à venda os três imóveis e vou pagar o IPTU mensalmente.
Se o Capixaba não colocar ordem nesse Distrito, estou pensando seriamente em comprar um barraco no Complexo do Alemão para passar os finais de semana.
Quem se interessar pelos imóveis pode escrever para o meu e-mail.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei o IPTU muito caro e talvez seja por isso que todos moram na barra,não acha? Nós que pagamos nossos impostos em dia somos tratados como grandes vilões,e a grande maioria não tem contas,não paga iptu,taxa de luz,protocolos de entrada em processos na PMM,pq os vereadores são meros despachantes de problemas relacionados à PMM...lamentável!Isso não é justo! Sandra Lenyra

Anônimo disse...

Esqueci de colocar:quando cobramos determinados serviços,a sensação é a de que eles estão fazendo um grande favor...quase que somos obrigados a implorar.TIPO:caso vc relate que uma lâmpada tem que ser trocada,eles podem dizer que como é para você,vão fazer o mais rápido possível(balela,espera sentado que é só papo),só que eles são prolixos e relatam que estão com problemas disto,daquilo,etc e tal(fato q p mim pouco importa,compreende?) Sandra

LACERDA disse...

Sandra,

Vamos colocar nossas esperanças no Prefeito Capixaba. Ele terá muito que fazer para mudar a má vontade e a incompetência dos serviços públicos.