Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

A DITADURA DERROTADA II

Continuando a comentar "A Ditadura Derrotada", de Elio Gaspari:
Página 411

"A Presidência deu a Geisel alguns confortos. Com o Alvorada para morar e o Riacho Fundo para os fins de semana, hospedou a irmã no palácio e os sogros octogenários na granja. Tinha piscina e cinema nas duas residências. Raramente caía n'água, e quando pedia um filme, variava do bang-bang ao kung fu. Logo o kung fu, que a censura banira, chamando-o de "derivativo maoísta"."
N.L.: Durante todo o mandato, essa mordomia para os sogros foi paga com o dinheiro do contribuinte. Censurou o kung-fu... Nem o louco do Jânio Quadros teve tamanha criatividade. Até o balé de Moscou já havia sido censurado antes.
Página 415
"No circuito doméstico mandava sua mulher, Lucy. Tinha 56 anos e padecia de uma agorafobia que a afastava de aglomerações e a fazia sofrer nas viagens aéreas. Só era vista nas cerimônias em que sua presença fosse protocolarmente indispensável. Passou pelo poder sem mudar o penteado, a cor dos cabelos ou mesmo a costureira. Ensinava os cozinheiros do palácio da Alvorada a preparar tortas.
Era uma senhora da classe média européia, daquelas que falam baixo e levam a mão à boca para encobrir uma risada. Se algum dia tratou de política com o marido, ninguém ouviu, nem a filha."
N.L.: E ofendiam a dona Marisa... Acusavam-na de vagabunda, que nada fazia.Contudo, não se pode censurar a dona Lucy. Foi bem melhor do que ser uma jogadora inveterada e bêbada que semanalmente ia aos cassinos do Uruguai, em avião da FAB, para perder dinheiro.
Dinheiro de origem desconhecida.

Nenhum comentário: