Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2011

A NORMA CULTA

Sexta-feira, dia 10, foi o dia da lingua portuguesa que, atualmente, é falada por cerca de 250 milhões de pessoas no mundo. No Brasil estão 80% desses falantes.
Ela teve origem no latim vulgar, oral. Isto significa que se os povos não falassem errado desde antes de Cristo, se não falassem um latim mutilado, sem as suas cinco declinações, ainda estaríamos falando o latim clássico.
Falando de forma inadequada, desprezando a norma culta, os povos assassinaram o latim e deram origem às linguas latinas: o português, o espanhol, o francês, o italiano e outras menos votadas.
Falar errado ou de forma inadequada foi e é, portanto, necessário para a boa comunicação oral entre as pessoas.
A polêmica absurda criada a partir do livro da prof. Heloísa Ramos creio que teve conotação política. O objetivo era combater o atual ministro da educação e, por consequência, a presidenta Dilma. Estupidamente, disseram que o atual governo queria introduzir na escola o “lulês”.
A professora foi corretíssima, porém não teve habilidade na escolha do exemplo de fala inadequada que não segue a norma culta. Daí surgiram as críticas daqueles que não tiveram a dignidade de ler o livro antes de criar a polêmica entre a linguística e a gramática.
Ela poderia ter citado outros exemplos linguísticos que, talvez, não causariam tanto espanto e tempo perdido. Exemplos que usamos naturalmente na linguagem oral.
Mesmo entre aqueles que sabem o que é uma aférese, um oxímoro, um palíndromo, um litote, uma catacrese, uma sinédoque ou um quiasmo, quem nunca se comunicou oralmente – ou até por escrito - com um ou outro dos exemplos seguintes.
São todos crimes gramaticais passíveis de condenação perpétua de acordo com a norma culta, mas na linguagem oral são aceitos naturalmente. E são exemplos que a professora poderia ter empregado em vez de “nóis pega o peixe”.

Tem gente que gosta de jiló.
Tem homem que não gosta de mulher.
Deixa pra mim fazer.
Fui eu quem fez.
Fazem três anos que não vou lá.
Quanto custaria todos eles.
Vendo tudo por vinte real.
O pessoal já foram embora.
Quantas pessoas cabe neste elevador?

Pera aí, fessor, eu ainda tava lendo a questão.
Onde tu vai?

Faz entrega a domicílio?
passa das dez horas.

Tu vai ou não vai lá.
Tu foi lá?
São meio-dia e meio.
Mais de 50% votou na Dilma.
Tamos junto nessa.

Se o ver por aí diz que mandei um abraço.
Amanhã, vai entrar vinte mil na conta.
Quando querer eu faço.
Vem pra Caixa você também.

Nenhum comentário: