Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

RISCO HOSPITALAR

Em 29/10/2010. eu escrevi neste já famigerado blog:
“Evite hospitais, um antro de ar poluído com todo tipo de bactérias. Hospital somente quando não puder ir com suas próprias pernas. Se precisar, tente um posto de saúde. Mas, só mesmo quando precisar de fato.”
Fui criticado por isto, mas, agora, eu tenho o respaldo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Globo publica, hoje, que milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de erros médicos e infecções adquiridas em hospitais. E que, diante dessa situação, a OMS afirmou nesta quinta-feira que “Receber atendimento em qualquer hospital do mundo é mais arriscado do que viajar de avião”.
“Se você for internado em um hospital, em qualquer país, sua chance de pegar uma infecção é de uma em dez. Já a chance de morrer devido a um erro médico seria de uma em 300” - disse Liam Donaldson, recém-nomeado responsável pela segurança do paciente na OMS.
A título de comparação, de acordo com Donaldson, o risco de um passageiro morrer numa viagem aérea é de cerca de um em dez milhões. “Isso mostra que a assistência à saúde no mundo todo ainda tem um longo caminho a percorrer” - completou.
Segundo a OMS, de cada cem hospitalizados, sete pacientes em países desenvolvidos e dez em países em desenvolvimento vão adquirir ao menos uma infecção. A diferença, de acordo com a OMS, não é muito grande entre o que ocorre em Mangaratiba e qualquer cidade escandinava. Em todo o mundo, centenas de milhões de pessoas sofrem de infecções em decorrência de atendimento médico hospitalar.
Portanto, amigos, cuide você mesmo da sua saúde, médico é para cuidar de doenças.
Eu disse doenças: resfriado, tosse, nariz entupido ou escorrendo, prisão de ventre, diarreia, dor de barriga, bicho de pé, “espinhela caída”, “pulso aberto”, joelho ralado, dor de cabeça, corte no dedo, unha encravada, terçol, trate em casa mesmo.
E quando faltar ao trabalho, enfrente o chefe com galhardia e não procure o posto de saúde em busca de um atestado médico.
Sabe o que acontecerá a médio prazo? Será o fim das filas de consulta médica em hospitais e postos de saúde. Médicos e enfermeiros terão mais tempo e poderão dedicar-se melhor a quem de fato precisa: o doente.
E teremos todos mais e melhor atendimento à saúde.
Repito: hospital somente quando não puder ir com suas próprias pernas.

Nenhum comentário: