Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA

Fez ontem sua oitava reunião no Iate Clube de Muriqui, a partir das 17 horas, sob a presidência de Dimas Lindo.
Gostei da reunião que contou com a presença do Inspetor Cabral da Polícia Civil, representando a Delegada Dra. Valéria, e a Secretária de Educação Professora Vânia Nunes. Tivemos um bom público e as participações convincentes do 1° TEN Vinicius – comandante do DPO de Muriqui – e o 2º TEN Ortega – subcomandante.
Este chegou primeiro e discorreu sobre a sua atuação e os planos do novo comando para dar mais segurança à comunidade.
Os dois afirmaram que sentiríamos logo a diferença com a atuação firme e determinada da PMERJ, combatendo a delinqüência, as drogas, a poluição sonora, os roubos e furtos de carros e residências, a entrada e a saída dos forasteiros com blitzes constantes.
Reclamaram da falta de um reboque e depósito para a guarda de veículos apreendidos, além de um decibelímetro para combater a poluição sonora dos quiosques.
Quando chegou, o Secretário de Segurança disse que saiu da prefeitura junto com o Secretário de Obras e vieram em carros separados. Afirmou que o Dr. Humberto Vaz chegaria logo a seguir. E mais não disse. Calado ficou até o final.
Quem respondeu ao Antônio Calos – membro da Comissão de Ética do CCS -  sobre as vagas para idosos foi o Cb. Lopes do setor de trânsito da Guarda Municipal.
A participação dos presentes constou de reivindicações e denúncias que foram anotadas pelo TEN Ortega e comentadas pelo TEN Vinicius.
A professora Marta Garcia falou sobre o aluno de 16 anos que levava drogas – crack e cocaína – em fundo falso da mochila para dentro da escola. Detido pela polícia em um dia, no dia seguinte foi recebido na escola como herói. A polícia civil ainda não sabe quem forneceu as drogas para o nosso delinqüente doméstico.
Ao final da reunião, que durou quase três horas, os tenentes, e somente eles, foram requisitados pelos presentes para lhes falar pessoalmente por mais uma hora.

Lamentável foi a ausência do Dr. Humberto Vaz (foto acima, sempre sorridente), o secretário que mais tem a ver com a segurança do cidadão. Apesar disso, e de residir em Muriqui, ele não prestigiou a reunião e menosprezou os seus vizinhos.

8 comentários:

leila disse...

Gostei....

Só que pensei que a foto era do Presidente do Conselho...

Sintonia perfeita foi a do 2o Tenente Ortega que falou com a lógica que tanto esperava, pois com outras palavras, afirmou o mesmo que pedi em outra postagem.

Resumindo, como disse, é tudo uma questão de se aplicar os conceitos pessoais à partir de normas do cumprimento de suas funções.

Algumas colocações que não me fizeram "segura" e que foram ditas por outros participantes:
1o Tenente Vinicius:
"Vou acabar com o funk no local, pois não gosto de funk."
Se gostasse não acabaria? Se fosse outro tipo de aglomeração, embalada talvez por pagode, heavy metal, mpb, rock e etc... não teríamos problemas?

Outra fala:
Diretora Marta Garcia
"Fiz a minha parte senhores, e vocês?"

Quem disse que o rapaz que levou drogas na escola, era um bom menino, na delegacia? A educação deveria saber que o caso em questão, não era de conselho tutelar, mas de comissário de menores, pois era um menor infrator. O conselho escolar foi chamado para participar das ações após o ocorrido? O conselho tem ciência do que ocorreu na escola? Será que este conselho gestor não é co-responsável nas decisões da escola?

Houve um encaminhamento para as demais áreas de atendimento ao cidadão? Ah! Aqui não trabalham em equipe, nem mesmo se responsabilizam pelos andamentos das questões.... fiz a minha parte e pronto! Qual é a parte?

Não foi dito também que a venda de drogas continua na escola...e que sabem disto!

Outra coisa que reparei.... tanto pré-candidato....diretora pré-candidata, comodoro pré-candidato, presidente do conselho pré-candidato, secretário de segurança com pretensões de pré-candidato...

Será que só existe interesse particular, travestido de coletivo?

LACERDA disse...

Não reconheceu o Humberto?

leila disse...

rsrsrsrs! Eu o vejo pouco e quase sempre estou sem óculos.... deve ser isto! Acabei confundindo com "outro parecido"...ao menos no lero.

julio disse...

Amigo Lacerda,a reunião foi boa mais ao final uma triste noticia,quando chega a MURIQui uma pessoa BOA com vontade de trabalhar o que acontece ele é retirado,falo TEN.VINICIUS, que foi retirado ,POR FAVOR SR.Coronel.ZAMIR peloa amor de deus não tira o Ten.VINICIUS,pois ele esta fazendo um otimo trabalho,neste final de semana o cabo.RAFAEL E DAVIS,prenderam traficantes em muriqui, o WELIGTON,tambem então coronel esta dando resultado pra que mexer.Em menos de um mes o resultado esta aparecendo moradores de muriqui são essas pessoas que devemos lutar para que fique aqui com a gente Cor.ZAMIR,não mexa em time que esta ganhando.Ten.VINICIUS,estaremos sempre com voce,agora que temos que nos unir para que ele não sai.Tambem sou morador de muriqui e quero o melhor para a cidade obrigado,

Tenente Vinicius Oliveira disse...

Quem me conhece sabe que costumo ouvir mais e falar menos e exatamente por isso costumo responder a críticas com mais trabalho. Como infelizmente não poderei continuar o trabalho iniciado por mim e pelo Ortega vou ter que falar um pouquinho.

Nesse 1 mês e dois dias de trabalho a frente do policiamento de Mangaratiba conseguimos alguns avanços positivos, tais como.
- Zerar o Roubo de Veículo;
- Zerar o Roubo de Rua;
- Prender quase a totalidade dos marginais que se atreveram a praticar crimes neste período, como por exemplo: O pedreiro que tentou estuprar uma menina de 18 anos em itacuruça, o cidadão de antares que furtou um quiosque na orla de Muriqui, dois menores que furtaram uma embarcação em uma ilha do município de Itaguaí e desembarcaram em Itacuribitiba, 3 jovens que furtaram um hotel em angra, 5 elementos que roubaram um automovel em angra, um senhor que matou seu vizinho com uma facada em conceição de jacareí, alguns traficantes de drogas, dois veículos roubados foram recuperados rodando em muriqui e etc.
Foram muitas ocorrências e certamente estou esquecendo de alguma, mas isso demonstra que o caminho está correto.

Outros exemplos na melhora do policiamento são:
- Aumento de policiais no DPO de Praia Grande;
- Viatura para o referido DPO;
- Criação da APTRAN(policimento de transito)
- Dupla de policiamento a pé no centro de MAngaratiba;
- Dupla de policiamento a pé que será implantada em Itacuruçá a partir da metade de novembro;
- Entre outras melhoras que já existia planejamento para futura aplicação.

Peço desculpa aos amigos e aos policiais que estavam sob meu comando, pois infelizmente, e contra minha vontade, não pude continuar nosso trabalho. Deixo claro que minha saída não se deve a vontade do meu Comandante TCel Samir, ou minha própria, mas sim ao Comando de Policia Pacificadora que requisitou meus serviços me confiando o trabalho a frente da UPP do morro da Mangueira.

Cara Leila, a frase a qual atribui a mim está truncada, disse que iria acabar com a baderna na orla de muriqui, causada pelos carros de som que tocam funk, complementei dizendo que não gosto de funk. Isso não quer dizer que só vou acabar com o funk pq não gosto do estilo musical.

Deixo aqui um agradecimento especial aos amigos Mauricio e Lacerda, que apesar de pouco me conhecerem defenderam nosso trabalho sempre que puderam.

Muito Obrigado

mauricio disse...

Ten.,Vinicius é triste ver a sua saida pois o senhor em pouco tempo fez muita mais que outras pessoass que aqui estiveram,todos os moradores da parte perto do LIons estao dormindo melhor pois o senhor parou com a bagunça,com sua simplicidade e educação fez muito mais e isso eles vão ver.Saida que mesmo com sua saida ja dixaremos de exaltar voce Ten VINICIUS,o seu trabalho jamais sera esquecido muito obrigado por tudo,uma coisa boa ficara para sempre nossa amizade obrigado TEN VINICIUS

LACERDA disse...

Obrigado Ten. Vinícius.
Espero um dia vê-lo de volta a Muriqui.
Minha despedida vai na postagem que fiz hoje.

Anônimo disse...

assim nao da domingo
os pms do patamo1 prenderam 3 elementos que furtaram o mercado do careca em mangaratiba
(sabe o que aconteceu nimguem ficou preso)
perqunta que nao calar porque foram embora antes do pms