Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NOTICIAS DE ITACURUÇÁ

Quando este blog surgiu (http://itacrio.wordpress.com/), eu o saudei abrindo um link para que meus leitores o conhecessem. Passado algum tempo, como o blogueiro não retribuísse a cortesia, eu retirei o link.
Porém, continuei acessando o blog que eu considero de alto nível. E sei, também, que o blogueiro sempre me lê. Inclusive, reproduzindo uma coisa ou outra deste meu humilde blog.
Chegou a minha vez, agora, de lamber algo que ele publicou em dezembro. São notícias interessantes, as quais tomei conhecimento através dele. Vamos a elas.


Entrou areia

Um torpedo de grande poder de impacto foi lançado ontem contra a ideia do Secretário de Turismo de antecipar, para o domingo anterior ao carnaval a realização do Carnamar.
Um grupo de líderes de embarcações que tradicionalmente desfilam no carnamar, procurou o secretário Vitinho para saber se a ideia de antecipação era verdadeira. Como não o encontraram na secretaria, seguiram para o gabinete do prefeito. Foram recebidos pelo Pedro Vaz, de quem receberam a notícia de que a informação era verdadeira e que, segundo o que teria sido passado ao prefeito, a mudança era consenso para todas as partes interessadas.
A reação do grupo foi unânime. Não foram consultados, já estão com barcos contratados para a data tradicional e não aceitavam a mudança.
Mais ainda, se a secretaria de turismo continuar no propósito de fazer a alteração, não irão participar do Carnamar 2012.
Para completar, prometeram que suas embarcações sairão sim, no domingo de carnaval e todas elas com uma enorme faixa de protesto contra o governo Capixaba pela inesperada mudança. Sendo assim, é pouco provável que, em ano eleitoral, o prefeito se arrisque a apoiar a ensandecida ideia de seu secretário de turismo.
N.L.: não pelo plano delirante, mas pela mentira que levou ao prefeito, ele deveria ser demitido.

Dormindo com o inimigo 
Nossa vizinha Angra dos Reis, é uma das cinco cidades do estado onde o PMDB ainda não definiu como vai disputar o governo municipal em 2012. E um incidente doméstico na madrugada de ontem embolou ainda mais a disputa.
Segundo o presidente do partido no município, Marcos Silva, o prefeito Tuca Jordão foi esfaqueado pela mulher, Alessandra, em casa, e as versões desencontradas sobre o episódio reduziram ainda mais suas chances de concorrer à reeleição.
“Tenho como certa a versão de que foi um incidente doméstico entre o casal”, disse Marcos Silva, confirmando a agressão.
Ele lembrou que, diante da decisão do PMDB-RJ de escolher para a sucessão o nome que estiver melhor nas pesquisas em 2012, uma agressão mal explicada só serve para piorar a situação do prefeito, que já está mal avaliado. No caso de ele ser preterido, o candidato do PMDB deverá ser o deputado federal Fernando Jordão, que é primo e desafeto do prefeito e já comandou Angra.
Tuca foi atendido na Santa Casa de Misericórdia da cidade por volta das 4h. Chegou sozinho e, segundo funcionários, tinha marcas de facadas no tórax e pescoço, mas não quis registrar a agressão. Foi medicado e liberado.
Quando comentários sobre a briga circularam, a prefeitura soltou nota: “O prefeito acordou se sentindo mal e foi ao banheiro buscar seu remédio, usado para conter a hipertensão (…). Tuca teve um desmaio e caiu sobre o box, que se quebrou, produzindo ferimentos no corpo do prefeito.” (Fonte Angranews)

N.L.: é por isso que não dou nenhuma importância a essas candidaturas precoces que somente objetivam promoção pessoal. Até junho, tempo de convenções partidárias, tudo pode acontecer.

Comportamento inadmissível
As caixinhas de fim de ano são uma tradição no Rio de Janeiro. É comum em bares, restaurantes e supermercados. Também costuma ser instrumento de “reforço de fim de ano” para garis e carteiros.
Contudo, neste sábado, os comerciantes de Itacuruçá foram surpreendidos por pedidos de “caixinha de natal” no mínimo inesperados. Dois guardas municipais, devidamente fardados, ocupantes de um Fiat Pálio vermelho, estão passando em todas as lojas do distrito “pedindo colaboração” para o Natal em um “livro de ouro”.
A surpresa vem do fato do que diz o artigo 117 da Lei 8.112/90: Ao servidor é proibido: valer-se do cargo p/ lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
Do mesmo modo, o código penal capitula, em seu artigo 317, o comportamento como crime: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Assim sendo, o Executivo Municipal tem o dever de orientar seus servidores a não sair por aí pedindo dinheiro. Orientar não, proibir mesmo.
Primeiro, porque se trata de um desvio ético inadmissível, à luz da legislação. Segundo, porque os guardas municipais são, em essência, a representação mais visível da autoridade municipal.
Se esses dois não estão satisfeitos com o salário que todos nós lhes pagamos, através dos nossos impostos, que procurem outros caminhos, ou se juntem às reivindicações do seu sindicato de classe em busca da remuneração que lhes pareça mais justa. O que não é possível é que nós, cidadãos, fiquemos responsáveis por seu décimo quarto salário.
O ofício de cuidar do patrimônio público é, sim, merecedor de todos os reconhecimentos profissionais, mas pelo poder público municipal, não pelo contribuinte, que já paga impostos para ter o serviço.

N.L.: concordo plenamente, mas faltou dar nome aos bois. 

Nenhum comentário: