Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de março de 2012

RESPOSTA A UM E-MAIL

O que um blogueiro mais gosta, além de escrever, é de receber comentários. Sempre respondo a todos e, quando recebo e-mails, também faço questão de respondê-los.
O texto abaixo, em azul, eu recebi de um leitor. Respondi, mas como não houve tréplica, estou reproduzindo-o com a minha resposta. Talvez, assim, o leitor volte a se corresponder comigo.

Lacerda, não te conheço.
Aliás, o único Lacerda que conheço foi aquele que tirou as favelas da Zona Sul e as recriou na zona oeste do Rio.
Longe do trabalho, sem escolas hospitais, transportes eficientes e baratos e em habitações dignas de Auschwitz.
Não tenho ligações político-partidárias, mas tenho meus princípios políticos. Sou ateu, graças a deus, mas respeito e convivo bem com teístas inteligentes e tolerantes de qualquer crença.
Sou Flamengo,mas reconheço quando meu time está uma ...  e já nem sei se torço pelo Mengão ou pelo Uram, ou o Rabello, o Gilmar Reinaldi, ou qq um dos feitores dos jogadores rubronegros.
Moro aqui desde outubro, depois de 26 anos em Campo Grande. Vou para os sessenta este ano e já participo da terceira idade de Muriqui.
Estou adorando Muriqui mas sei que existem muitos problemas que não são só do prefeito, nem do governador ou do presidente, mas que dependem muito de nós Tb, que vivemos aqui.
Vim morar aqui porque achei que era um lugar legal para minha esposa que está se tratando de depressão.
Vc me parece legal, pelo teu blog.
Gostaria mesmo de conhecê-lo porque parece que existe vida inteligente em vc, embora muitas vezes eu tenha me enganado.
Gosto de um papo sadio e inteligente e tenho ainda um certo receio de conversar com algumas pessoas porque até agora não sei quem é quem. Só tem um falando mal do outro.
Eu sei que para ser medianamente feliz aqui, eu tenho que ter relacionamentos, conhecer as pessoas e me integrar à sociedade local.
Por isso, participo do centro de convivência da terceira idade e faço cursos no CECAP. Assim vou conhecendo algumas pessoas e vendo o que temos em comum. Nem sempre encontro  muita coisa, mas sempre se faz amizades.
Estou à sua disposição.
Abs."

A minha resposta foi assim:

Vamos por etapas: eu também não te conheço? Talvez, sim. Quem sabe?
Você também conhece outro Lacerda, o Benedito parceiro do Pixinguinha. Não?
O Carlos Lacerda tirou a favela que havia sobre a porta de entrada de Copacabana, o túnel do Pasmado. Tirou a favela da Lagoa (a praia do Pinto), na obra de embelezamento estético do local. Tirou a favela do Esqueleto, no Maracanã, e construiu no local a UEG (atual UERJ).
Para substituir os barracos de madeira - que sofreram vários incêndios – construiu a Vila Kennedy e a Vila Aliança, em Bangu, e a Cidade de Deus, em Jacarepaguá.
Eu vi a construção das casas com sala, quarto, cozinha, banheiro e quintal. Quintal onde o morador pôde acrescentar outros cômodos a sua moradia.
E completa infra-estrutura: água, esgoto, eletricidade, ruas asfaltadas, saneamento básico, posto de saúde, ônibus direto para a Candelária.
Antes, porém, Carlos Lacerda implantou a zona industrial de Jacarepaguá, Campo Grande e Santa Cruz, com incentivos fiscais para quem lá se instalasse e abrisse empregos para a população transferida. Veja, por exemplo, quantos laboratórios farmacêuticos foram para Jacarepaguá, quantas indústrias estão localizadas em Campo Grande e Santa Cruz.
Escolas? Ninguém implantou mais escolas que ele em todo o Rio de Janeiro. Foram duas na Vila Aliança, duas na Vila Kennedy e duas na Cidade de Deus. Ele liberou o jogo do bicho em troca da construção de escolas pelos bicheiros. Quem não gostou foi a polícia que fazia vista grossa para o jogo em troca de propinas.
Auschwitz você há de considerar que é uma comparação de um exagero revoltante.
Também não tenho ligações político-partidárias e como sempre digo no Blog: sou um quase ateu, graças a Deus. Isso porque acredito no Deus que criou os homens e não no deus que os homens criaram.
Não sou Flamengo, mas sei que já passou o meu Fluminense em número de conquistas estaduais.
Moro aqui há mais de oito anos, depois de 67 anos morando em Bangu. Faço 75 este ano e não me chame para participar de grupos da terceira idade. Não sou velho, sou usado. E muito bem usado.
Aliás, sou ainda jovem. Só que há muito mais tempo que os outros jovens. Na verdade, parei nos 35 anos.
Ganhei a minha vida escrevendo e, hoje, vagabundo convicto, me divirto da mesma forma.
Se você ler minhas postagens sobre políticos, saúde, educação, ecologia e outras, verá que, neste ponto, concordo plenamente com você. Temos que assumir a nossa culpa por muita coisa que está errada.
Sinto pela sua esposa. Mas isso passa. Não permita que ela se entregue à depressão. Demonstre a sua paixão por ela. Pelo mesmo motivo, certa vez, tive que fazer um samba pra minha mulher em que o refrão diz assim:
“Taí a vida sorrindo chamando lá fora,
Vai se despedindo e o tempo devora
Momentos que a gente precisa viver.
Porque quem ama não tem um segundo a perder
Distante do mundo de sonho e prazer
Que o amor só garante quando é pra valer.”
Eu te pareço legal? Já vi que você não me conhece. À distância, até que sou um cara normal.
Parece que existe vida inteligente em mim? Parece? Talvez... Pode ser que você esteja enganado ou eu não estou me fazendo entender.
Nós jamais saberemos quem é quem. Às vezes, nem eu sei quem eu verdadeiramente sou.
Também falo mal dos outros. Do Gilmar Mendes, do José Serra, dos jornalistas de O Globo, Folha, Estadão, Veja. Do síndico do meu prédio. Dos quiosques da praia. Da hipocrisia dos políticos e dos eleitores.
Eu só não falo mal do Lula.
Quando você perder a esperança de ser feliz, procure-a dentro de si mesmo. Você há de encontrá-la.
É muito bom ter relacionamentos, mas tente também conviver consigo próprio.

Um comentário:

Frederico disse...

Gostei muito da resposta. Cadenciada e gostosa de ler, bom demais.