Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 DE MAIO

Neste dia, em 1990, a Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.
Foi o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.
Apesar deste reconhecimento da homossexualidade como apenas uma manifestação da diversidade sexual, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) ainda sofrem cotidianamente as conseqüências da homofobia, que pode ser definida como o medo, a aversão ou o ódio irracional aos homossexuais.
Por isso, hoje, 17 de maio é considerado o Dia Internacional Contra a Homofobia.
Há 81 anos, neste mesmo dia 17 de maio, o filme Limite era apresentado pela primeira e única vez em um único cinema comercial, o Capitólio, na Cinelândia carioca.
Depois disso, somente foi exibido exporádica e privativamente em sessões especiais para platéias restritas, ao contrário do que diz o Informativo da Prefeitura de Mangaratiba que afirma ter sido Limite "lançado nos cinemas em 1931".

Há 48 anos, também neste mesmo dia, conheci uma lourinha linda de 17 anos - parecia a Brigitte Bardot - fiquei apaixonado, acabei de criá-la e estou com ela até hoje.

Nenhum comentário: