Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TUPINICÓPOLIS

Todos possuem celular, alguns com três ou quatro chips para evitar as elevadas tarifas entre as operadoras. Cabelos tingidos com mechas louras e cortados como os arrepiados cabelos do Neymar. Usam óculos escuros, têm perfil no “feissibuque” e vestem camisas de times de futebol. Os mais jovens são funkeiros e tatuados. Só falam o português e, incrível, têm barba e até bigode.
Nunca vi índio com barba e bigode, a não ser no desfile da Mocidade, em 1987. Talvez, o melhor desfile na história da Mocidade com uma alegria contagiante, mesmo sendo a última a desfilar às sete horas da manhã.
Naquele enredo – Tupinicópolis – que só perdeu para a Mangueira que homenageou Carlos Drummond de Andrade, parece até que o grande carnavalesco Fernando Pinto previu como seriam os índios metropolitanos de hoje que lutam contra a verdadeira revolução urbana por que passa o Rio de Janeiro para os grandes eventos de 2013, 2014 e 2016.
Com o apoio de políticos, juízes e promotores públicos demagógicos, além de dondocas do “feissi”, cerca de vinte pseudo-índios, que dizem viver no prédio que tem mais de 150 anos e que um dia abrigou o Museu do Índio, no Maracanã, surgem na mídia com arco e flecha e pintados para a guerra em defesa daquele “solo sagrado” e contra o progresso. O prédio, que foi invadido em 2006, está abandonado, arruinado e prestes a desabar. Pertenceu à Conab e foi comprado pelo governo do Estado para dar melhor mobilidade ao entorno do novo estádio do Maracanã.
A mídia os mostra como se índios fossem de fato defendendo o local. Não diz, porém, que o Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional do Índio, criado por Darcy Ribeiro, em 1953, encontra-se na Rua das Palmeiras, 55, em Botafogo, desde 1978.
Os caras querem é aparecer, obter alguma vantagem financeira do governo; pois, não aceitam a mudança para a Quinta da Boa Vista. Ali pertinho, a Quinta é um hábitat muito mais apropriado para a vida indígena.

Nenhum comentário: