Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PORTELA, NOVAMENTE

A Portela voltou a apresentar um samba-enredo com a dignidade, a essência e a nobreza da escola que mais vezes foi campeã. É um samba verdadeiro, sincopado, tem ginga, tem swing, mexe com o corpo inteiro e tem uma melodia original que encontra novos caminhos para o samba-enredo. O compositor - Toninho Nascimento, um publicitário - repetiu a dose e novamente considero o seu samba como o melhor para 2013, o que não é vantagem nenhuma, pois os outros são todos medíocres.
Ano passado afirmei que o samba da Portela era O melhor do ano que, se não levá-la ao campeonato, conquistará a nota dez e todos os prêmios – Estandarte de Ouro, Tamborim de Ouro, etc - de melhor samba-enredo.”
O samba obteve nota dez dos quatro jurados e conquistou os prêmios citados. Com exceção da Vila Isabel, nenhuma outra escola obteve nota dez dos quatro jurados em samba-enredo. Novamente, o samba da Vila é o maior concorrente da Portela, não por sua qualidade, mas devido ao renome dos seus compositores.
Voltando ao grande desfile da Mocidade com Tupinicópolis, em 1987, da alegria contagiante de suas alas às 7 horas da manhã, quero dizer algo mais.
Aquele desfile foi algo nunca visto e que jamais voltou a acontecer depois que a Mocidade e todas as escolas passaram a fazer um arremedo do estilo marcial da Beija-Flor com suas alas sob absoluto controle da harmonia.
Vejam no vídeo abaixo que a Mocidade era só alegria, contentamento absoluto. Os componentes se misturavam enlouquecidos, as alas num descontrole absolutamente carnavalesco.
Todo mundo vestido de índio que sempre foi uma presença constante no carnaval, porém, nunca tão felizes e em tamanha quantidade.
E a bateria. “Prestenção” na bateria. Eu estava lá, era puro samba, não esse marcheamento que se ouve atualmente. A Mocidade ficou em segundo lugar. A Mangueira venceu com a homenagem a Carlos Drummond de Andrade.
“E a oca virou taba,
A taba virou metrópole...
Eis aqui a grande Tupinicópolis.”
Notem que é o Fernando Pamploma quem faz os comentários para a TV Manchete. Agora, ouçam a bateria monocórdica da Mocidade em 2012 e sintam a diferença.
O abusado Pamplona tem razão quando diz que “É um negócio marcheado que não pega de jeito nenhum. Teria que chegar um cara corajoso e obrigar a escola de samba a cantar samba de verdade, mesmo perdendo o desfile”.
Assim como faz a Portela.

Nenhum comentário: