Total de visualizações de página

domingo, 4 de agosto de 2013

RICÚPEROS PELO AVESSO

"Eu não tenho escrúpulos. Eu acho que é isso mesmo: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde."
Esta afirmação é de Rubens Ricúpero, Ministro da Fazenda no governo do Presidente Itamar Franco, durante a implantação do Plano Real. Foi dita durante conversa informal com Carlos Monforte, em 1/09/1994, quando se preparavam para uma entrevista ao vivo no Jornal da Globo sobre o Plano Real.
Eles não sabiam que o sinal do link via satélite que transmitiria a entrevista já estava aberto e aqueles que tinham suas antenas parabólicas sintonizadas no canal privativo de satélite da Rede Globo captaram a conversa informal do ministro com seu cunhado.
Para Itamar Franco, O ministro Ricúpero foi o sacerdote do Plano Real. Mais até do que o FHC”.
Foi ministro durante apenas cinco meses, mas encaminhou ao presidente Itamar, em 30 de junho de 1994, a exposição de motivos que criou o Plano Real. Um plano de estabilização econômica idealizado por uma equipe de economistas da qual faziam parte Pérsio Arida, André Lara Rezende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clóvis Carvalho, Winston Fritsch, e outros.
Deixou a lição que foi mal compreendida pela oposição em Mangartiba que a emprega de modo invertido, principalmente no feissibuque: eu não tenho escrúpulo, o que é ruim a gente fatura, o que é bom a gente esconde.
Foi o que ocorreu agora no caso do IDH. Mangaratiba se apresenta como um município de alto desenvolvimento humano com índices superiores à média verificada no país. Entre os municípios fluminenses, Mangaratiba saiu de um 52º lugar em 1991, para o 11º em 2000 e para o 9º lugar em 2010.
O IDH de Mangaratiba, além de ser superior à média brasileira, é também superior ao de todas as cidades vizinhas e cresceu muito mais significativamente como eu demonstrei em postagem anterior.
Isto é notícia importante que mereceria primeira página.
Entretanto, somente eu falei do IDH, mais ninguém. Nem a prefeitura. Talvez porque nada tenha a ver com o atual prefeito. Nenhum blog tocou no assunto, nem aqueles mais sérios que vivem apenas da notícia. Dos que sobrevivem da notícia ruim, quase sempre desmentida, eu não esperava nada mesmo.
Se eu fosse fazer uma campanha pra promover Mangaratiba, diria que é a cidade onde se vive mais e melhor na Costa Verde. Traria gente decente pra cá.
Entretanto, os ricúperos pelo avesso preferem falar sobre uma suposta infestação de bandidos que vivem aqui à solta. Um verdadeiro convite para eles, os bandidos.

Nenhum comentário: