Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

OS POBRES DO CATETE

O Catete é um pequeno e simpático bairro imprensado entre a Glória, o Flamengo, o morro de Santa Theresa e Laranjeiras. É onde eu passo meus finais de semana longe da muvuca funkeira de Muriqui.
O Catete tem muita história pra contar. Lá residiram Getúlio Vargas, Carmem Miranda e Carlos Marighella, entre outros importantes personagens da nossa história.
Getúlio ainda morreu lá onde há de tudo. Casario antigo, teatro, cinemas, museus, livraria, casa de show, agências bancárias, um bom comércio, duas estações do metrô, inúmeras barracas de camelôs, artistas de rua, além das feiras – de livros, de artesanato, etc - no arborizado Largo do Machado e muitos, muitos cabeleireiros. Tem também diversos bons hotéis e restaurantes. Já comi muito sushi e sashimi em quatro deles. Tem um ótimo restaurante de comida a quilo – o Steak House - que eu chamo de banquete a quilo porque tem de tudo que se possa imaginar, até lagosta.
O Catete possui apenas duas grandes ruas – a do Catete e a Bento Lisboa – e quatro meias ruas – Silveira Martins, Corrêa Dutra, Arthur Bernardes e Dois de Dezembro, as duas últimas totalmente arborizadas. Numa destas fica o meu refúgio. As outras metades destas ruas ficam no Flamengo.
Além de tudo isto, existem os educados mendigos do Catete.
São inúmeros e não dá para atender a todos ou você ficará sem cigarro e sem dinheiro. De dia, eles circulam pela rua do Catete ou ficam sentados à sombra das marquises. À noite, dormem sob as mesmas marquises ou nos bancos do Largo.
Não perturbam ninguém. Se são atendidos, agradecem com alegria e elegância, se não, agem da mesma forma. Parecem todos felizes e estão por merecer uma canção como aquela inesquecível sobre os pobres de Paris. Na versão, Neide Fraga cantava: "Com os pobres de Paris, aprendi uma lição, a fortuna encontrei em meu coração. Não há nada mais seguro que o amor sincero puro pra fazer alguém feliz como os pobres de Paris...".

No sábado, vi ao longe uma jovem loura bonitinha sentada sob uma marquise com o filho dormindo no colo. A criança tinha pouco mais de um ano e meio de idade. Ela estendeu a mão pra mim e eu, insensível, olhei com o rabo do olho e segui em frente. Só ouvi quando ela disse baixinho: “Parece aquele artista da Globo”.
Coisa de mendigo do Catete, não resmunga, não reclama de quem não lhe dá uma esmola. Entrei na farmácia, comprei o que queria e me sobraram três moedas de um real. Voltei devagar, quando cheguei diante dela, ouvi novamente o que me pareceu um elogio: “Qual novela que você está fazendo agora?”.
Dei-lhe os três reais. Ela sorrindo agradeceu.
Eu ainda lhe agradeci pela lição e voltei pra casa admirando minha imagem refletida nas vitrines.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tiago Lacerda !!! Rsrsrsrsrs
Mais culto,mais experiente, mais politizado,eu diria.

LACERDA disse...

É como sempre digo: tudo, tudo, tudo pode ser melhorado.
Eu continuo aprendendo a ser. Deus lhes pague admiráveis mendigos.