Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

UM FATO E SUAS VERSÕES

Aprendi que mais importante que o fato é a sua versão. É isto que se ensina na faculdade de comunicação. Aprendi também que o lead – o primeiro parágrafo da notícia – deve fornecer ao leitor a informação básica e despertar seu interesse para a leitura completa do texto.
Entretanto, sabendo que o leitor não gosta muito de ler, é assim que os manipuladores apresentam as versões do fato logo no lead da notícia.
As versões são todas verdadeiras, mas algumas querem fazer crer que o país vive uma grave crise econômica.

Li hoje no IG a versão correta do fato:
 
“PIB do Brasil sobe mais que países ricos e menos que gigantes emergentes
Economia brasileira cresceu mais que Alemanha e Japão no 3º trimestre, contudo ficou bem abaixo de Índia e China. Comparado a algumas das principais economias do mundo, o PIB brasileiro teve crescimento expressivo no 3º trimestre de 2013 (ante igual período de 2012). Apesar disso, ficou bem abaixo de China e Índia, dois gigantes emergentes. Enquanto o PIB do Brasil expandiu 2,2% no período, o da Alemanha cresceu apenas 0,3%, e o do Japão, 0,5%. As duas economias lutam para se recuperar da recente crise financeira que atingiu os países desenvolvidos.”

A versão do Estadão:
 
Brasil tem o menor resultado do PIB entre as maiores economias do mundo. No 3º trimestre, a economia brasileira recuou 0,5% em relação ao 2º trimestre.
Na comparação com outros países, o Brasil foi um dos poucos países a registrar retração na economia no terceiro trimestre deste ano. O resultado do PIB do Brasil no 3º trimestre foi o menor entre os países levantados na divulgação do IBGE. Além do Brasil, apenas França e Itália, com a mesma queda de 0,1% no PIB do terceiro trimestre ante o segundo, registraram retração.”

A versão da Folha:
 

“Forte queda no investimento faz PIB brasileiro recuar 0,5% no terceiro trimestre
Diante de uma forte queda do investimento e do fraco desempenho de serviços e da indústria, a economia brasileira pisou no freio no terceiro trimestre e o PIB caiu 0,5% no período na comparação com o segundo trimestre. Em valores, o PIB totalizou R$ 1,2 trilhão no terceiro trimestre. A retração é a mais relevante desde o primeiro trimestre de 2009, quando houve queda de 1,6% como reflexo da crise global, e ocorre num contexto de juros mais altos, crédito restrito, confiança de empresários abalada e desaceleração do rendimento dos trabalhadores.”

A versão de O Globo até que foi mais simpática:

"Economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre, segundo informações do IBGE
Queda na agricultura e nos investimentos faz economia brasileiro recuar 0,5% no terceiro trimestre, diz IBGE.
- Resultado foi registrado frente ao segundo trimestre
- Frente ao mesmo trimestre de 2012, PIB cresceu 2.2%"

E no Correio Braziliense
 
"PIB cai 0.5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao segundo.
Um recuo maior que o esperado pelos analistas. A queda foi puxada principalmente pelo setor agropecuário, que registrou um tombo de 3,5% e pelos investimentos, com retração de 2,2%. O desempenho do PIB entre julho e setembro só não foi pior graças ao consumo das famílias, com incremento de 1%, e do governo, com salto 1,2%. A indústria e o setor de serviço apontaram ligeira alta de 0,1% cada. No total o PIB no terceiro trimestre somou 1,2 trilhão de reais."

A partir de amanhã, eles passarão uma semana manipulando o fato.

Nenhum comentário: