Total de visualizações de página

domingo, 12 de janeiro de 2014

BRASIL, SONHO INTERNACIONAL

Acabo de ler no Estadão o resultado de uma pesquisa que vai enfurecer os 4% de vira-latas brasileiros que se envergonham do país e consideram o Brasil como o pior do mundo.
Morar no Brasil é sonho internacional. Estamos entre os doze países mais cobiçados para residir, segundo pesquisa feita em 65 nações pelo WIN, um coletivo dos principais institutos de pesquisa do mundo.
Diz o Estadão que “O crescimento econômico na última década, aliado à boa imagem cultural do país no exterior, fizeram com que o Brasil fosse citado como destino dos sonhos por moradores de dois em cada três países onde foi feito o estudo.
Na lista dos destinos mais cobiçados por quem não está feliz na terra natal, o Brasil é o único da América Latina, o único Bric e a única nação ocidental em desenvolvimento.
As pesquisas foram feitas no fim do ano passado e ouviram mais de 66 mil pessoas ao redor do globo. Elas foram questionadas se gostariam de morar no exterior se, hipoteticamente, não tivessem problemas como mudanças ou vistos e qual local elas escolheriam. Por isso, os resultados dizem mais sobre a imagem dos destinos mencionados do que com imigrantes em potencial.
Se esse desejo virasse realidade, o Brasil receberia em torno de 78 milhões de imigrantes. O percentual (53%) de brasileiros que não desejam emigrar está acima da media mundial.
Quem mais tem vontade de vir para o Brasil são os argentinos: 6% se mudariam para cá se tivessem a chance. O Brasil também está entre os cinco mais cobiçados por peruanos e mexicanos. Mas não são apenas latinos que gostariam de viver aqui. Os portugueses acham o Brasil mais atrativo do que a Alemanha, os italianos o preferem à França, os australianos o consideram o segundo país mais desejável, os libaneses o colocam em posição tão alta quanto a Suíça e até no longínquo Azerbaijão o Brasil aparece entre os quatro destinos mais sonhados, na frente até dos Estados Unidos.
Os EUA são, é claro, o destino mais desejado por quem quer imigrar no mundo. O ranking segue com outros países ricos, como Canadá, Austrália e nações da Europa ocidental. Quebram a hegemonia das grandes potências apenas Brasil, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos - os dois últimos, não por acaso, países de renda alta por causa do petróleo e destino desejado principalmente por muçulmanos. De todos esses países, o único que não tem histórico recente de imigração considerável é justamente o Brasil.
Alberto Pfeifer, professor de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), defende que o crescimento econômico dos anos 2000 foi crucial para colocar o País no mapa da imigração.
A diplomata Liliam Chagas de Moura estuda a capacidade de um país de exercer influência por meio de sua cultura e hábitos políticos. "Temos uma cultura diversa e riquíssima, somos uma democracia e somos reconhecidos em nossa política externa por ser um país pacífico", diz, acrescentando que essas características definem a "marca Brasil" no exterior. "Já morei em diversos países e, ao nos apresentarmos como brasileiros, recebemos uma empatia imediata."
Foi essa empatia que atraiu a portuguesa Sara Mendonça, de 26 anos. Ela é gerente de marcas e se identificou com o País ao fazer intercâmbio no Rio. Há seis meses, ela se mudou definitivamente para Campinas.
"No momento, aqui tem muito mais oportunidades do que a Europa. Ganha-se melhor", diz Sara, que antes morava na Espanha."
N.L.: a imagem da Globo News sobre a inflação galopante no país nada tem a ver com o texto, mas não poderia deixar de postá-la para mostrar do que são capazes os vira-latas da Globo. Como disse o Blog Viomundo, o gráfico inflaciona a inflação. Este gráfico mereceria ilustrar aquele jogo dos sete erros.

Um comentário:

Eduardo disse...

Imagine como seria a inflação sem o subsídio dos combustíveis ,que está levando a Petrobrás pro buraco,sem a redução do preço da energia(às custas do erário)e sem o adiamento do reajuste das passagens ???