Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de março de 2014

OS PECADOS DA IMPRENSA

Há quem não goste quando eu digo que a imprensa é vira-lata, sórdida, cínica, demagógica, mercenária e corrupta – principalmente a Veja, O Globo, Folha e Estadão – mas não estou só. Ganhei a companhia de uma autoridade mundial por todos admirada: o Papa Francisco.
Vejam o que ele afirmou em seu discurso no sábado passado que somente o Jornal do Brasil repercutiu.
“Papa Francisco critica 'pecados' da imprensa

O papa Francisco fez neste sábado (22) um duro discurso voltado à mídia, a quem acusou de promover desinformação, calúnia e difamação. Em uma audiência para as rádios e televisões católicas da rede Corallo, o Pontífice pediu para a imprensa fugir desses "pecados" e dar mais importância a "temas importantes" para a vida das pessoas, da família e da sociedade.
"Hoje o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação", declarou Francisco.
Para o papa, o primeiro é o mais perigoso de todos, por fazer com que os meios de comunicação não passem as informações completas para a sociedade. "A desinformação é dizer as coisas pela metade, aquilo que é mais conveniente. Assim, aquele que vê televisão ou ouve rádio não pode ter uma opinião porque não possui os elementos necessários", acrescentou.
Segundo o pontífice, é preciso tratar de temas importantes para todos, mas com uma "sincera paixão pelo bem comum e pela verdade", sem cair no sensacionalismo. "Nos grandes meios esses assuntos são frequentemente afrontados sem o devido respeito pelas pessoas e valores em questão", completou.

Estou muito bem acompanhado na crítica à imprensa.

8 comentários:

Eduardo disse...

"Melhor uma má imprensa ao silêncio das ditaduras"ecoou a Presidente recentemente(que alívio!)quando da tentativa de Franklin Martins de uma lei de imprensa amordaçante.A primeira providência de uma ditadura é calar a mídia.Lembra das tarjas pretas nos jornais pós AI-5?Cuba,Venezuela e Argentina são bons exemplos?Fascista vc hein???

Carlos disse...

"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica."
Norman Vincent Peale
Além do que, muitas vezes, quem critica só quer a melhora do governo, enquanto que quem elogia só que uma sinecura.

LACERDA disse...

Carlos,

EU sou o maior crítico de mim mesmo e prefiro os comentários mais críticos, desde que sejam feitos por pessoas inteligentes e não por imbecis.
A nossa imprensa já provou que quando critica não quer a melhora do governo, quer apenas tomar o poder. E quando elogia está a fim de promover alguém que é favorável a seus interesses.
O Papa é quem tem razão.

Carlos disse...

Eu só estava falando de mim, quanto às críticas. Não posso e não quero responder nem por uma parte nem por toda a mídia! A mídia de um modo geral só repercute as notícias que vendem. Licitação ocorreu sem roubo, não é notícia. 99,99% das licitações ocorreram sem roubo tb!! Uma deu problema, essa é notícia. O Governo é que tem que aprender que tem sim que responder, mesmo a notícias infundadas, por que o eleitor é que quer saber. Ontem o ministro da justiça foi ao ar, isso é vergonha? Não, isso é responder ao patrão, o povo, o que está acontecendo. Como disse o Thomas Jefferson, melhor uma mídia corrupta a nenhuma.

Eduardo disse...

Bravo!Carlos.Consciência e lógica são sempre bem-vindas.

LACERDA disse...

Filho,

“Vi ontem um bicho na imundície do pátio catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava, engolia com voracidade.
O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem”.
Se Manoel Bandeira tivesse questionado o bicho-homem, ele teria se justificado:
“melhor assim do que passar fome”.

Carlos disse...

Quando a mídia se comporta mal existem as leis e existe a justiça. Nosso problema é que, como nossas leis são feitas cheias de furo de propósito, os processos levam anos para serem terminados. Alguém tem que começar a mudar os códigos. Não adianta uma lei de mídia mal feita, cheia de furo e que vai manter a morosidade da justiça. Reclama-se da imprensa, mas agilizar a justiça para todos, inclusive para quem é injustiçado pela imprensa, resolveria uma boa parte do problema. Calar a imprensa não é a solução.

LACERDA disse...

Ninguém quer calar a imprensa. A liberdade de expressão é cláusula pétrea da Constituição.
Vale pra mim e pra você.
Somente a volta da ditadura poderá acabar com a liberdade de expressão.