Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de maio de 2014

MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

É um dos mais renomados intelectuais brasileiros. Filósofo, educador, professor universitário, escritor com diversas obras publicadas na área da filosofia e da educação. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo, durante a a administração de Luiza Erundina, e membro-conselheiro do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES/MEC, de 2008 e 2010.
É, também, um renomado  conferencista que superlota os auditórios durante suas palestras. O Youtube está repleto delas e abaixo reproduzo uma sobre “Família, Juventude, Escola, Tecnologia e Cidadania”, em que ele discute os caminhos a seguir e expõe a sua verdade.
Verdade de um homem que não quer agradar ninguém, quer apenas expor o que pensa, muitas vezes com veemência e sempre com segurança no que diz.
Mário Sérgio Cortella lança esta semana um novo livro - Educação, Escola e Docência - Novos Tempos, Novas Atitudes - em que afirma: "As famílias estão confundindo escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família".
Esta é também a minha verdade tantas vezes repetida AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e em outras postagens. E tantas vezes criticada.
Mário Sérgio Cortella diz ainda que A escola passou a ser vista como um espaço de salvação”. Perguntado sobre como resolver a questão, ele afirma: A família precisa retomar o seu papel, porque ter filho dá trabalho. Ou será que as pessoas não sabiam?”
“Os pais precisam retomar o seu papel na educação dos filhos, pois, estamos formando uma geração que confunde desejos com direitos” – completa Mário Sérgio Cortella.
É como dizia Nelson Rodrigues: “Qualquer menino parece, hoje, um experimentado e perverso anão de 47 anos”. Culpa do governo, dos políticos?
Einstein é quem tinha razão ao dizer que “educação é aquilo que nos resta depois que esquecemos tudo o que aprendemos na escola”.

4 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental e deve se basear num permanente diálogo. A Bíblia fala acerca disso no livro de Deuteronômio:

"Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te." (Dr 6:6-7; ARA)

Mas como os pais vão transmitir algo para seus filhos se hoje eles têm a mente e o coração vazios? Portanto, é preciso que a escola desempenhe também um importante papel ideológico na formação das crianças e adolescentes, suprindo a carência familiar, de modo que sou favorável a um ensino de tempo integral em que haja aulas sobre ética e cidadania.

LACERDA disse...

Não nego e acho que ninguém nega o importante papel da escola na formação das crianças e adolescentes.
Mas, educação mesmo vem de berço.
Há quem diga, porém, que a escola é a salvação porque pais que não tiveram educação não podem dar educação aos filhos.
Parece que somente os filhos dos pobres que não receberam educação escolar é que são os delinquentes que infestam o pais.
Trata-se de uma visão estreita de quem vive num universo caipira. Mesmo aqui em Muriqui, porém, vemos filhos delinquentes de pais que estudaram e venceram na vida.
Entre os vândalos "black blocs" só vemos gente que teve ou ainda tem boa formação escolar. Há muitos criminosos filhos da elite bem formada e bem nutrida.
Ou não? Como diria o Caetano.
O universo em que vivo é o mesmo do Mário Sérgio Cortella.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Por mais que uma pessoa receba a melhor educação do mundo, há que se considerar sempre a índole e o caráter do sujeito. Porém, penso que crianças bem educadas, em via de regra, têm mais chances de dar certo na vida. Acho as escolas brasileiras, tanto as públicas quanto a maioria das instituições particulares, bem fracas. Falham no conteúdo e mais ainda na questão ética e disciplinar. Por isso não dispenso algumas receitas de antigamente quando os professores exerciam mais autoridade sobre os alunos. Pois já que tem faltado educação em casa, que se tenha na escola.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Em tempo! Apesar do Brizola não ter sido perfeito quanto aos CIEPS, considero que foi uma excelente ideia. Se houvesse um candidato a governador no Rio que soubesse bater nessa tecla...???