Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de outubro de 2014

SEGUNDO TURNO

Após o que aconteceu, não mais acredito em pesquisas eleitorais. Apesar de não duvidar da vitória da presidenta, não acredito nem naquelas que davam a Dilma vencendo o Aécio no segundo turno, nas quais grande parte dos votos da Marina migravam para a Dilma.
O maior erro das pesquisas, porém, esteve relacionado àqueles indecisos, aos que votariam em branco ou anulariam os votos. O índice atingia apenas cerca de 10% nas últimas pesquisas. Deu 29%, quase o triplo, ou 37.8 milhões de eleitores. A margem de erro foi de quase 200% para mais.
No Rio de Janeiro, antes considerado o estado mais conscientizado politicamente, o índice de abstenção, brancos e nulos atingiu 40% ou 4.375.782 eleitores. A margem de erro chegou a 300% para mais. Uma vergonha para os institutos e para nosso eleitorado.
Certamente, é o resultado da campanha negativa e sistemática da direita contra a política e os políticos. Eles querem a volta da ditadura.
Voltemos ao segundo turno. Sei que estamos frustrados pela não confirmação das pesquisas e da provável vitória no primeiro turno, mas não posso deixar de ser otimista. Muito otimista.
Se lá no dia 26 tivermos novamente 104 milhões de votos válidos, o vencedor terá que atingir 52 milhões mais um voto.
Dilma precisa, então, de 8.8 milhões e o Aécio de mais 17.2 milhões de votos. Ele precisa conquistar o dobro do que precisa a Dilma ou metade dos votos que teve no primeiro turno.
Pior para o Aécio. O favoritismo é nosso. Não haverá retrocesso.
O Lula há de buscar os votos que faltam entre os pernambucanos que votaram na Marina e entre os que se abstiveram ou votaram branco/nulo.
O Aécio está festejando a vitória sobre a Marina, mas quando o eleitorado souber que ele e seu consultor econômico – Armínio Fraga – consideram que o salário mínimo está muito elevado; que eles afirmam que isto engessa o mercado de trabalho; quando souber que eles pretendem impor um arrocho salarial; aí não tem jeito, poderá ter menos votos que no primeiro turno. 
Será a quarta derrota do menino do Rio este ano.

Um comentário:

Eduardo,o imbecil disse...

Pedindo vênia a Levy Fidelix pela citação,parece que você escreve com o "aparelho excretor".
Vai largando suas lacerdagens por aí para ver se cola.
Armínio Fraga tem a confiança do mercado.
O que não parece ser o caso Dilmantega.
Arrocho salarial???
Toma vergonha nesta cara.
PS.Bela moça né?Inveja dá enfarte.Te cuida montguinho!