Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de março de 2015

O GURI DO CHICO

Um guri de apenas seis anos comandou outro de doze para roubar um colar de ouro de uma mulher, perto da Quinta da Boa Vista. Fugiram de bicicleta em direção à Mangueira.
PMs que faziam o patrulhamento no local pegaram os guris e os levaram para a 17ª DP que registrou a ocorrência. A delegada contou que o menor de seis anos já havia sido pego pelo mesmo crime e levado para o Conselho Tutelar. Disse, também, que casos como este não a surpreendem, são comuns na área.
Os policiais localizaram a família e a mãe foi buscá-lo revoltada por ele ter sido levado à delegacia . A delegada afirmou ainda que a qualificada genitora do pequeno delinquente (foto abaixo) reagiu com agressividade à detenção do filho, falando assim: “Vocês estão esculachando meu filho. Ele não merecia estar aqui".
Um também qualificado juiz deu pleno apoio à mãe do pequeno larápio afirmando que vivemos um sistema fascista que criminaliza crianças. 
"Esse procedimento é violador de todos os direitos protetivos da infância e da adolescência. Mandei ofício ao chefe da Polícia Civil lamentando esses excessos da polícia", declarou o desembargador da 7ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, Siro Darlan, que foi titular da 1ª Vara da Infância e Juventude.
A reação dele me fez lembrar de um desfile de Escolas de Samba no tempo em que todas tinham uma ala de crianças.
O juiz de menores da época, pessoalmente, colocava empecilhos e retirava crianças da ala por não terem a documentação completa. As crianças saíam chorando pela mão dos pais que também não puderam desfilar.
Quando a Mocidade chegou à concentração, lá estava o qualificado juiz impondo a sua decisão em defesa das crianças. Foi quando o falecido deputado André Luiz o enfrentou e ameaçou encher-lhe a cara de porrada se ele tirasse uma única criança da Mocidade.
O qualificado juiz botou o rabo entre as pernas e refugiou-se na sede da 1ª Vara da Infância e da Juventude que ficava ali pertinho. A ala das crianças da Mocidade desfilou completa.
Lembrei também daquela composição do Chico Buarque que fala de um menor delinquente como aquele e de uma qualificada mãe como aquela que reclama da onda de assaltos que está um horror e da polícia fazendo alvoroço demais com seu guri.


Nenhum comentário: