Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de março de 2015

SETE ANOS

Tenho a honra de ter sido o primeiro blogueiro de Mangaratiba quando inaugurei este blog em 20 de março de 2008. Também tenho a honra de ter motivado outros a lançar os seus blogs.
Após sete anos, quase 295.000 visualizações de página, 1313 postagens e 2977 comentários, olha eu aqui.
Criticado por alguns, exaltado por outros, este blog democrático foi capaz de bloquear somente um comentarista por sua absurda cretinice – um idiota que se afirma Eduardo, o  imbecil – e somente a partir deste ano.
Publiquei livremente todos os outros comentários contra ou a favor do que escrevi sem qualquer moderação.
Escrevi sobre tudo, não apenas sobre Mangaratiba. Trata-se de um blog eclético que jamais foi sectário, radical nem maniqueísta.
Tudo começou quando vi um amigo ser constrangido e aviltado por autoridades e pela mídia locais. A seguir, a primeira postagem do blog (aqui).
“SIMULACRO DE INVESTIGAÇÃO EM MURIQUI
Eles vieram de muito longe, sem qualquer comunicação às autoridades de Mangaratiba, para constranger o empresário Irapuan Vasconcelos, morador de Muriqui. 
Primeiro, com camisas da Polícia Civil e dizendo-se agentes da delegacia especializada de roubo de cargas, dois elementos, utilizando-se de uma viatura S-10 com carroceria e sem qualquer identificação, inclusive sem placas, capturaram o filho do empresário – Ulisses Vasconcelos - em Bangu e o trouxeram para Muriqui.
Aqui, tiraram as camisas da Polícia Civil e, à paisana, acusaram pai e filho de receptação de carga roubada e os forçaram a abrir o depósito onde o empresário guardava eletrodomésticos adquiridos licitamente em leilão do Ponto Frio conduzido por João Emílio Leiloeiro, no dia 8 de janeiro (ver em joaoemilio.com.br). 
Ali, no depósito, quase ao lado do DPO de Muriqui, os dois elementos ameaçaram chamar um caminhão para apreender todo o material e afirmaram: “Digam logo o que há de errado, pois podemos resolver tudo agora”.
O empresário e seu filho disseram não aceitar a “proposta” pois todo o material tinha procedência lícita e mostraram as notas do Ponto Frio e do leiloeiro. Foi quando chegou uma guarnição da PM do 33º Batalhão de Angra dos Reis, comandada pelo Sub-tenente Robson, que abordou os elementos - identificados como o PM Maia e o PM Santos do 35º Batalhão de Itaboraí - e encaminhou todos à 165ª DP, de Mangaratiba.
Na delegacia, o Oficial de Cartório Rodrigo Hoffman Kaiser assumiu a operação, registrou a ocorrência sob o nº 361/2008, tomou o depoimento de todos os envolvidos, fotografou e relacionou os eletrodomésticos encontrados, anexou ao processo as respectivas notas fiscais do Ponto Frio e do leiloeiro e deixou o Sr. Ulisses Vasconcelos como fiel depositário dos bens.
No dia seguinte, terça-feira 11 de março, a Band News divulgou a notícia alarmante: “Estourado depósito de carga roubada em Muriqui”. 
Na quarta-feira 12, o vereador Nelson Bertino, na tribuna da Câmara Municipal de Mangaratiba, acometido de um acesso de furor corporativista e, na ânsia do elogio gratuito a seus pares, exaltou a ação policial que foi, verdadeiramente, um simulacro de investigação.
O desinformado vereador não aprendeu a lição com as absurdas ações da polícia paulistana no caso da Escola de Base, em que seus diretores foram injustamente acusados de molestar crianças, e no caso do padre Júlio Lancelloti acusado de homossexualismo e pedofilia na Pastoral do Menor. Estes, após serem expostos à execração pública, pela polícia e pela imprensa,  foram todos inocentados. Mas, a vida deles jamais seria a mesma após o ocorrido.
Irapuan e seu filho Ulisses, empresários sem qualquer mácula, estão passando por uma situação similar e sofrendo com as acusações de gente sem caráter. Não podemos admitir que nosso Município seja o palco para a reprise dos fatos lamentáveis ocorridos em São Paulo.
No dia 14, o jornal Atual, de Itaguaí, estampou em manchete de primeira página: "Arsenal da roubalheira estourado em Muriqui".
Diante de tudo, quatro perguntas estão por merecer resposta das autoridades:
1. Por que ninguém foi preso nem acusado oficialmente de nada?
2. Por que um dos supostos assaltantes de carga ficou como fiel depositário do material?
3. Por que mandar as notas apresentadas para a perícia se é muito mais simples confirmá-las com o leiloeiro?
4. A quem interessa politicamente tal simulação de investigação?”

N.L.: Pouco tempo após publiquei “Transcrevo abaixo, a determinação do Juiz, expedida hoje, 11 de abril, no Processo nº 2008.030.000381. O Juiz de Direito da Comarca de Mangaratiba - Dr. Cláudio Ferreira Rodrigues - determinou que o Delegado Titular da 165ª D.P. de Mangaratiba devolva todos os bens irracionalmente apreendidos em simulacro de investigação. Factóide que mereceu falsa manchete do jornal Atual e absurdo discurso de um vereador mal informado na Câmara Municipal de Mangaratiba.
...Posto isto, defiro parcial liminar para declarar a nulidade do auto copiado às fls. 34/39, determinando que a autoridade impetrada promova a devolução de todos os bens apreendidos ao paciente no prazo de 24 horas, sob pena de responsabilidade penal.

5 comentários:

Eduardo,o imbecil disse...

Parabéns.
Não é qualquer um que consegue 7 anos de inacreditáveis sandices!!!
È com o peito inflado de orgulho por saber que fui o PRIMEIRO e ÚNICO a ser bloqueado por você.
Obrigado.

LACERDA disse...

Elevei meu nível de tolerância com a imbecilidade e permiti o comentário acima para que todos vejam como eu tenho razão quando falo da absurda cretinice do infeliz.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde, Lacerda.

Posso dizer que comecei a escrever em meu blogue tardiamente no final do ano de 2009, quando ainda morava na cidade serrana de Nova Friburgo. Na época, uma conhecida minha incentivava-me a criar uma página há uns três anos até que tomei a iniciativa de publicar o meu primeiro artigo.

A princípio eu pensava em focar mais nos assuntos relacionados à advocacia, mas depois tomei mais gosto por escrever acerca de religião e política. Só em 2013, compartilhei inúmeros estudos que realizei sobre o Evangelho de Lucas...

Também em 2013, quando os blogues já não estavam mais na moda, resolvi criar uma página sobre Mangaratiba. Preferi não colocar os assuntos específicos sobre o município num blogue que é acessado por pessoas de diversos lugares do país e que, na certa, não se identificariam com os problemas daqui. Então passei a desenvolver um trabalho propositivo e que desejo trazer resultados promovendo o debate de ideias em busca de soluções para a cidade.

Hoje em dia, mesmo que muitos tenham aposentado seus blogues, não abro mão de escrever no meu. Trocar esse espaço pelas mensagens curtas do Facebook e que caem logo no esquecimento seria o mesmo que me desfazer de um microcomputador para acessar a internet a partir do celular. Porém, não deixo de interagir nos dois ambientes.

Mas é isso, meu amigo. Mesmo sem eu encontrá-lo no Face, continue blogando porque blogar faz bem.

LACERDA disse...

Rodrigo,

Leio sempre os seus blogs. Gosto muito deles porque são também ecléticos como o meu. Tenho alguma coisa preparada para os Pensadores Fora da Gaiola. Vou te mandar. Posso?

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Pode sim, Lacerda. Deixa só aguardar o tempo de permanência da atual postagem em "primeira página" e aguardar por um tempo se outro colaborador irá publicar algo que posso depois colocar no ar seu texto. Manda pro meu e-mail rodrigoluz@yahoo.com , no corpo da mensagem (não estou conseguindo abrir arquivos anexos do Word) que depois reproduzo lá. Abraços e ótima semana!