Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de maio de 2015

MALUCOS BELEZA

Minha nora fez parte de uma parada louca no calçadão de Campo Grande, junto com colegas do Caps Simão Bacamarte. Um evento da Luta Antimanicomial, por uma sociedade sem manicômio.
Fez-me lembrar dos malucos beleza do meu tempo de garoto.
Malucos beleza sumiram das ruas como sumiram os anões. Não existem mais ou devem estar trancafiados em manicômios.
O primeiro maluco beleza que me lembro é o Zé da Maculata com seu isqueiro que jamais falhava. Ele sempre o mostrava orgulhoso para todos.
Tinha também a Maria Maluca que, às vezes, surgia inteiramente nua pelas ruas.
Quando disputávamos uma pelada na rua de areia, lá vinha aquele baixinho de terno e gravata pedindo para jogar. Sempre deixávamos. Ele tirava os sapatos, as meias e arregaçava as calças. Jogava de paletó e gravata até escurecer. O danado do maluco beleza era bom de bola.
Sempre parávamos o jogo para Hermínio Maluco passar. Ele ia encher uma lata d’água na bica do Marco 6. Voltava equilibrando a lata cheia d’água na cabeça dando aqueles saltinhos próprios de quem tem uma perna mais curta.
Quando ele se distanciava um pouco, um coro perverso gritava: “Hermínio Maluco!”. Ele dava um salto maior, se virava pra xingar e quase toda a água era derramada. Tinha que encher a lata novamente.
Éramos malvados como toda criança sempre foi. Longe dos pais, naturalmente. Perto deles, éramos anjos.
Anjos que também não existem mais. Como disse Nelson Rodrigues: Qualquer menino parece, hoje, um experimentado e perverso anão de 47 anos”.

Nenhum comentário: