Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O ELEMENTO SURPRESA

Nem sabia que tal expressão era tão disseminada. É nome de banda pop/rock, de grupo de pagode, de música gospel, de música sertaneja, de rap e até o pastor Marco Feliciano fala no elemento surpresa de Deus em suas palestras. Fiquei sem saber qual é porque não tenho saco para ouvir pastores.
O que me irrita é o elemento surpresa no futebol, aquele que os abalizados comentaristas inventaram.
Assim como já inventaram o craque que joga sem a bola. Pô! Sem a bola até eu jogo. Ofenderam o Tostão na Copa de 70 quando disseram que ele jogava sem a bola. Uma ofensa ao craque que abalou a Inglaterra, driblou toda a defesa inglesa, mais a rainha, o primeiro-ministro, toda a câmara dos comuns, e deu o passe açucarado para o Jairzinho fazer o gol da vitória.
Geralmente um defensor que entra na área adversária e faz o gol é considerado elemento surpresa. Ele pode entrar na área vinte vezes e nada fazer, mas é considerado elemento surpresa se faz o gol ou obriga o goleiro a fazer uma defesa quase impossível.
Como pode ser considerado elemento surpresa um jogador que começou a partida com o mesmo uniforme de sua equipe. É elemento surpresa para quem? Para o goleiro não é, nem para os outros defensores.
Elemento surpresa é o juiz chutar em gol, é o bandeirinha evitar que a bola saia de campo e dar um passe de curva para um atacante.
Pra mim, elemento surpresa no futebol seria um jogador sem a atual numeração absurda na camisa; nada de 99, 87 e 74, somente um a onze.
Elemento surpresa é um jogador sem qualquer tatuagem nos braços nem no pescoço; com cabelo na cor natural, corte normal e penteado de homem, sem o fiasco do gel que espicha o cabelo ridiculamente pra cima .
Elemento surpresa será quando surgir alguém assim como o Gerson – o canhotinha de ouro – o Rivelino, o Tostão, Didi, Zizinho, Zico, Falcão, Jairzinho, Garrincha. Seria qualquer um o elemento surpresa que falta no meu time e naquela triste e vergonhosa seleção do Dunga.
Um novo Pelé, então, que elemento surpresa seria, hein?



N.L.: surgiu um elemento surpresa no Sport Recife: é o Neto Moura.

Nenhum comentário: