Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

AGOSTO

Este mês foi capaz de produzir alguns dos meus grandes ídolos: Clara Nunes, Eydie Gormé, Consuelo Velázquez, Adoniran Barbosa, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Alfred Hitchcock. E, também, o maior todos: eu. 

Foi capaz ainda de levar outros grandes personagens que encantaram a minha vida: Getúlio Vargas, Juscelino, Luiz Gonzaga, a princesa Diana, Elvis Presley - logo no dia 16 - e Carmen Miranda no dia de hoje, em 1955. Faz 60 anos que ela me deixou com apenas 46 anos, a mesma idade com que se foi minha mãe um ano antes. As duas continuam vivas em minha memória.

Agosto é o mês das Olimpíadas e dizem que é o mês do desgosto só por causa da rima. Calamidades ocorrem em qualquer mês, Olimpíadas não. Agosto, porém, tem muito charme para produzi-las em proporções catastróficas. Vejamos alguns exemplos.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência da República. O vice-presidente João Goulart foi vetado pelos ministros militares e, depois, deu no que deu.

O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França. As matanças, organizadas pela casa real francesa, começaram em 24 de agosto de 1572 e duraram vários meses, vitimando cerca de 100 mil protestantes franceses 

No dia 27 de agosto de 1883, aconteceu um dos maiores desastres naturais da história. O vulcão Krakatoa explodiu e levou com ele toda a ilha em que se encontrava, matando nada menos que 36 mil pessoas. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia.

No dia 6 de agosto de 1945, após seis meses de intenso bombardeio em 67 outras cidades japonesas, os Estados Unidos lançaram sobre Hiroshima a bomba atômica "Little Boy" que arrasou a cidade. Três dias depois, no dia 9, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. As duas bombas foram responsáveis pela morte de cerca de 200 mil mortos civis. 

Agosto é o mês dos grandes eventos e está prometendo algo especial para este ano. 


Nenhum comentário: