Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O IMPEACHMENT DE LULA

Em 2005, o presidente Lula sofria uma campanha sórdida e sistemática da imprensa que exigia o seu impeachment. Era tempo de investigação dos envolvidos com o mensalão. A diferença é que naquela época ninguém foi preso antes de ser condenado.
Gabeira, ex-PT, que detestava - e ainda detesta - o governo petista e o presidente Lula, tornou-se um ferrenho inimigo do PT.
Em uma entrevista, perguntado se o impeachment de Lula seria a melhor solução para evitar a derrocada da nação, respondeu que‘‘Nos libertaria de uma dificuldade muito grande. O governo está morto e estamos decidindo o que fazer com o corpo até 2006. A única energia que esse governo ainda tem é para correr da polícia.’’
Com essa resposta a favor do impeachment de Lula, Gabeira ganhou a Globo, a Veja, todo o PIG, os abestalhados e os inocentes úteis. Contudo, nunca mais se elegeu a nada.
Há cerca de dez anos, portanto, o império do ódio, do maniqueísmo, da intolerância e da imbecilidade já havia tomado conta de uma parcela da elite brasileira que orbita os meios de comunicação.
Há momentos em que, ao me ver em meio a tudo isso, sinto-me meio ridículo, envergonhado, as vezes até revoltado. Mas, é melhor que ser surdo, cego ou analfabeto.
Atualmente, fico feliz em constatar que a pregação política disfarçada de jornalismo convence cada vez menos gente. Inclusive, vejo que o impeachment da Dilma está saindo de moda. A globo, veja, folha, estadão já publicaram editoriais contra o impeachment e estão tratando a Dilma com mais educação.
Pesquisa do Instituto Data Popular indica que há uma queda na aprovação do impeachment como solução para a crise política; ainda segundo a pesquisa, 62,8% dos eleitores não enxergam ninguém que possa tirar o País da atual situação.
O império do ódio, do maniqueísmo, da intolerância e da imbecilidade parece estar saindo da pauta.
Dentro de pouco tempo, o governo Dilma terá novamente mais de 80% de aprovação.

















Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Caro Lacerda,

Tanto Lula quanto FHC foram assediados com ameaças de impeachment e ambos concluíram seus respectivos mandatos tendo sido reeleitos.

Hoje a popularidade da presidente anda bem baixa, mas ainda assim não há razões que justifiquem essa palhaçada do "Fora Dilma". Coisa de reacionário que nem as lideranças mais antigas do PSDB, como FHC e Serra (os pais da nossa democracia) são malucos de embarcar. Só o Aécio é quem está desonrando o bom nome do avô Tancredo. Aliás, quem é que está defendendo o impeachment senão esses grupinhos covardes de redes sociais sem nenhuma inserção histórica na política brasileira?! Que semelhança existe com as forças que assinaram o "Fora Collor" em 1992?! Depois dê uma lida no artigo que escrevi pela manhã no meu blogue...

Mas essas turbulências são necessárias para o amadurecimento democrático do nosso povo. E torço que a manutenção do regime venha a permitir que, daqui uns trinta anos, tenhamos uma geração mais atuante e participativa.

Um abraço e ótimo final de semana.