Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

POLÍTICO BOM É POLÍTICO MORTO

Vargas, Juscelino, Jango, Lacerda, Ullisses, Covas, Arraes, Teotônio, Tancredo, Brizola e outros menos votados são, agora, exaltados como políticos que foram dignos e merecedores de todo o respeito.
Por quê? Porque estão mortos? Quando vivos, eram combatidos e criticados.
Os radicais afirmavam que, também, eram corruptos e que nada faziam pelo povo. Tal como radicalizam, agora, em relação a todos os políticos em atividade, sem exceção.
Indivíduos sectários, amantes do subjetivismo, fingindo defender o cidadão comum acusam indiscriminadamente todos os políticos vivos. Dizem que todos são corruptos e nada fazem pelo povo ordeiro, humilde e honesto.
Pura hipocrisia: o povo é bom, a classe política não presta. Como se não existissem cidadãos de má índole e políticos dignos e responsáveis.
A quem pode interessar tal maniqueísmo?
A desonra, o descrédito, a difamação da política e dos políticos somente pode interessar a uma elite milionária detentora ou não de mandato político que pretende se locupletar ainda mais. Além, claro dos ex-torturadores saudosos da ditadura.
A nefasta campanha leva o eleitor a se decepcionar com a política colocando a todos na vala comum da incompetência e da corrupção. O cidadão se convence de que todos os políticos são iguais e decide votar somente naquele que lhe trouxer algum benefício financeiro imediato.
Aí é que entra a elite milionária comprando votos e impedindo o surgimento de novas lideranças políticas empenhadas em atuar em favor do bem comum.
Que jornalistas mercenários participem de tal campanha sórdida é até compreensível. Vivem ou pretendem viver a soldo dos corruptos para defender o leite das crianças.
É estupidez, porém, que pessoas conscientizadas embarquem nessa canoa furada.

Ninguém, absolutamente ninguém, nem eu nem você que me lê, é absolutamente bom nem absolutamente mau. E mesmo o político mais corrupto e desprestigiado – como o Cunha – tem lá as suas virtudes.
Se você tem alguma pretensão política, não jogue lama no ventilador. Ela fatalmente respingará em você. Não seja covarde, dê nome aos bois.
Se não derem nomes aos bois, como vou saber em quem votar? Vocês que condenam os políticos têm que me informar ou vou votar errado.
Sem informação não vai haver renovação.

Nenhum comentário: