Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

BANANA: BENDITA FRUTA

Em uma esquina da Rua do Catete, quase em frente ao Largo do Machado, havia uma lanchonete especializada em sucos de frutas. O nome do estabelecimento, por demais criativo, era Bendita Fruta.
Quando o vi, pensei logo na banana. Acho que a grande maioria quando ouve falar em fruta pensa logo na banana. A banana que deu nome à cidade de Mangaratiba que, em Tupi, significa lugar onde há muita plantação da fruta.
Eu devo ter comido mais de 50 mil bananas d´água na vida. Cerca de dez toneladas. Sem contar as bananadas e as bananas que comi fritas em fatias com açúcar e canela, cozidas, assadas, em bolos, etc. 
Como a banana in natura no feijão, cozida no cozido português ou à milanesa como acompanhamento do churrasco. Até peixe com banana eu resolvi comer motivado pelo blog de uma ex-amiga virtual.
Atualmente, eu como banana como se tomasse remédio: uma banana pela manhã, no almoço e no jantar.
Não há fruta melhor que a banana. Custa pouco e existe em todo lugar. É a fruta mais barata que existe. Tem preço de banana. Não é preciso lavá-la para comer, não tem caroço e é facílima de descascar. Não dá bicho na banana. E até quem não possui dentes pode comê-la facilmente. Banana mata a fome e não engorda. Está indicada para todas as idades, até para bebês em fase de desmame.
Procurei na internet e li que a banana proporciona inúmeros benefícios. Três importantes universidades – Cambridge, Berkeley e Twickenham – conduziram estudos partindo da seguinte questão: “Existiria um alimento que fosse quase perfeito e completo na sua composição e que estivesse ao alcance da maioria da população mundial?”
Os pesquisadores concluiram que a banana é este alimento.
   1. É a melhor solução para baixos níveis de energia. Apenas duas bananas fornecem energia para 90 minutos de exercícios extenuantes. É o energético preferido pelos atletas de alta competição.
   2. Contendo muito ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina e é ótima para os casos de anemia.
   3. Com elevado teor de potássio e reduzido teor de sódio, a banana é perfeita para combater a pressão alta. O FDA (Federal Drug Administration) autorizou os produtores americanos a informar as qualidades da banana para a redução do risco de pressão alta e enfarte.
   4. A banana aumentou a capacidade mental dos estudantes de uma escola de Twickenham. Eles mantiveram-se mais despertos e mais dispostos ao aprendizado.
   5. A banana tem um elevado teor de fibras que ajudam a normalizar as funções intestinais.
   6. Pesquisa com pessoas que sofrem de depressão demonstrou melhora após dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém tripotofan, uma proteína que o organismo converte em serotonina que é reconhecida por relaxar, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.
   7. Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é beber uma mistura de leite, banana e mel.
   8. A banana tem efeito antiácido natural. Quem sofre de azia deve comer uma banana após a refeição para evitar o problema.
   9. A banana contém elevado teor de vitamina B que acalma o sistema nervoso.
10. Quem sofre de TPM deve esquecer os remédios e comer banana. Ela contém vitamina B6 que regula os níveis de glicose no sangue que afetam o humor.
11. A banana é a única fruta crua que pode ser comida sem problemas por ulcerosos crônicos gástricos ou duodenais pois neutraliza a acidez e reduz a irritação.
12. Nos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa. A banana também reduz a temperatura física e emocional de grávidas.
13. A banana pode ajudar aqueles que querem deixar de fumar. Seus elevados níveis de vitaminas C, B1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, auxiliam o organismo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
14. O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio hídrico do corpo. Quando estamos estressados, os níveis de potássio estão reduzidos e podem ser elevados com a banana.
15. De acordo com pesquisa do New England Journal of Medicine, comer banana regularmente pode reduzir em 40% o risco de morte por enfarte.
16. Dermatologistas afirmam que para eliminar verrugas deve-se colocar a parte interna da casca da banana sobre elas e fixá-la com gaze e esparadrapo.
17. Comendo banana a cada duas horas mantém-se estável o nível de açúcar no sangue.
18. A baixa do nível de potássio para valor inferior a 2.6 pode provocar parada cardíaca e morte súbita nas mulheres em dieta para emagrecimento. O problema pode ser remediado com a ingestão de uma banana por dia.
Agora, podem me questionar: “por que escrever tanto sobre a banana?”
Este blog se tornou politicamente correto? Transformou-se em um blog de aconselhamento alimentar quase medicinal?
Não! Nada disso...
Quis apenas completar o nome daquela lanchonete especializada em sucos e terminar o texto com a seguinte frase: “BANANA, BENDITA FRUTA EM NOSSO VENTRE”.
  

Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde, Lacerda.

O que escreveu foi um tributo à banana pelas toneladas da fruta que já ingeriu até hoje. (rsrsrs)

Sempre que posso compro banana. Ao lado do comitê de um dos candidatos do meu partido , na Praia do Saco, tem uma venda de banana. E, quando estou por lá, não perco a oportunidade. Até porque ele diz não colocar carbureto pra amadurecer mais rápido

Sobre a casaca da banana, também é outro alimento que, infelizmente, é mal aproveitado.

Em Mangaratiba, a banana costuma ser orgânica ou quase orgânica assim como em muitos outros locais do nosso estado.