Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

SONHAR NÃO CUSTA NADA

Eu sonho toda santa noite. Já ouvi falar que sonhar faz bem, mas meus sonhos me cansam.
Vivo sonhando que estou trabalhando.
Exercendo a minha profissão, nada dá certo, nada consigo criar. 
Às vezes, sonho que trabalho como ajudante de pedreiro. Passo a noite carregando um carrinho de mão cheio de terra ou pedras para lugar nenhum. Ando e não consigo sair do lugar. É como se estivesse numa esteira rolante. Tenho sonhos recorrentes: 
1) sonho sempre com um mesmo local, a mesma casa com cerca viva, a mesma paisagem, quero ver uma pessoa que não sei quem é e nunca encontro. E quando sonho de novo, sei, no próprio sonho, que se trata de uma repetição do sonho que tive antes; 
2) sonho que piloto um pequeno avião que vai perdendo altitude, estou numa guerra mundial – só pode ser a primeira - o avião cai e bate na fiação elétrica de uma rua de Bangu; 
3) sonho que estou caminhando tranquilamente por uma rua no centro do Rio e, de repente, percebo que todos me observam. Estou nu, tento me esconder e não consigo. Freud diria que se trata de alguma frustração sexual que nunca tive; 
4) sonho com a repressão da ditadura. Estou correndo da polícia, fui preso. Quando decidem me encher de porrada, eu, espertamente, acordo; 
5) atualmente, tenho sonhado com amigos e parentes falecidos, todos bem dispostos, satisfeitos e felizes. E sei que estão mortos quando aparecem no churrasco que eu estava preparando. Eles bebem e comem como se vivos estivessem.
6) pior quando sonho a noite inteira que estou acordado e não consigo dormir. Acordo cansado e passo o dia à toa.
Ontem, fui surpreendido por um ladrão que me ameaçava com um furador de gelo. Tentava levar o cara no papo quando vi um monstro negro correndo em nossa direção. Ele derrubou o ladrão e, balançando o rabo, veio se esfregar em mim. Era um cachorrão imenso que ficou meu amigo em um outro sonho.
Já sonhei a continuação de sonhos anteriores, são sonhos em capítulos. Será que mais alguém é capaz de sonhar um seriado de sonhos?
Hoje, sonhei que estava no dentista. O profissional tinha uma forma peculiar para aplicar a anestesia: colocava o paciente na cadeira, pegava um fuzil com baioneta cuja ponta encostava no fígado dele e baixava a arma com força. E ficava esperando a anestesia fazer efeito. Desisti da consulta.
Freud definia o conteúdo dos sonhos como a realização de desejos. Para Jung, os sonhos eram forças naturais que auxiliam o indivíduo no processo de individualização.
Não é o meu caso, ninguém consegue ser mais individual do que eu nem tenho desejos ainda não realizados. 
Para alguns, o sonho tem poderes premonitórios. Também, não é esse o meu caso nem quero saber o significado dos sonhos que tenho.
Fico com a opinião atual da ciência que vê nos sonhos apenas uma espécie de tráfego de informação sem sentido que tem por função manter o cérebro em ordem.
Mas, como meu cérebro ainda é aquele de quando tinha 35 anos de idade, meu único desejo é dar um tempo nos sonhos. Quero parar de sonhar sonhos antigos, não quero dar férias a essa função dos sonhos.
Quero sonhar somente o que eu quero sonhar. Tenho conseguido. Antes de dormir, fico pensando no que quero sonhar. De repente, eu durmo e o sonho engrena com meus pensamentos.

Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Olá, acredito que os sonhos sejam revelações do nosso pouco conhecido inconsciente. Cada ser humano é de fato um mundo, um universo único a ser decifrado.